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Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu
(Patrice Bonnewitz)

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Todos os caminhos levam a Bourdieu

A influência de Pierre Bourdieu com suas teorias para a compreensão da sociedade e suas formas de ação são indiscutíveis. Este intelectual faz-se presente em vários discursos e obras de outros autores sobre estudos que permeiam a sociedade e suas problemáticas.
A obra de Patrice Bonnewitz realiza uma abordagem sobre os conceitos e perspectivas de Bourdieu, mostrando as concepções deste de uma forma mais clara ao leitor. O diálogo com as teorias de Bourdieu, seus paradigmas e sua análise crítico social é tomada de forma única e acessível.
A abordagem sobre o papel da escola é um dos levantamentos mais pertinentes que Bonnewitz faz sobre Bourdieu. Segundo Pierre Bourdieu a cultura escolar é reprodutora da cultura dominante. A escola acaba não exercendo seu papel que deveria ser de transformadora da sociedade para legitimar processos de violência simbólica envolto ao habitus dos indivíduos.
Parafraseando Bourdieu, o habitus consiste em sistemas de disposição duráveis e mutáveis, estruturas que o indivíduo absorve e interioriza durante sua vida social e que irá influenciar totalmente a visão de mundo do indivíduo, assim como seu lugar determinará seu suposto lugar em tal mundo. O habitus vai influenciar totalmente no conceito de dominação simbólica, pois estes se compõem na fabricação de crenças no processo simbólico que irão fazer com que o indivíduo enxergue o mundo a partir de ideologias dominantes.
A partir dessa concepção o agente social que sofre violência simbólica acaba legitimando tal processo, mesmo que inconscientemente, acredita que a cultura dominante é superior a sua e, assim acaba internalizando uma suposta inferioridade perante a ideologia dominante.
“Todos os caminhos nos levam a Bourdieu” poderia até parecer um demasiado exagero sem fundamentos, não obstante, o capital intelectual e a “bagagem” cultural que este pensador possui tornam tal frase aceitável. Para justificar ainda mais tal afirmação baseamo-nos na quantidade imensa de pesquisas e trabalhos que utilizam P. Bourdieu como referencial teórico.
É o caso da intelectual Wilma Coelho, professora da Universidade Federal do Pará, que em sua obra “A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores – Pará” declara utilizar o intelectual como aporte teórico. “As formulações de Pierre Bourdieu constituem a nossa referencia teórica. Com efeito, nós nos apropriamos de alguns de Bourdieu: violência simbólica, cultura dominante, poder simbólico e habitus.”(COELHO, 2006, p. 34)
Outro intelectual que podemos ver os conceitos de Bourdieu presentes é Antonio Alfredo Guimarães em seu ensaio “Raça e pobreza no Brasil – a rationale dos estudos de desigualdade racial”, quando aborda que “nos estudos da educação: existe uma forma de interiorização do racismo, ou seja, de criação de pessoas que se sentem inferiores... porque foram inferiorizadas.” (GUIMARÃES, p.11)
Poderíamos nos alongar nessa lista, citando outros intelectuais que declaram, explicitamente ou implicitamente, utilizarem Bourdieu como aporte teórico, contudo o objetivo de destacar a importância do mesmo já fora concluído.
A leitura de Bourdieu através de Bonnewitz não distorce as concepções do mesmo, pelo contrário é uma grande contribuição que serve para nos instigar a leituras do próprio Pierre Bourdieu. Talvez tenha sido este um dos principais objetivos do autor – além de apresentar as concepções de Bourdieu sobre sociedade – o de levar outros leitores a conhecer esse grande intelectual.



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