Brasileiro controla mão biônica com força da mente 
(Reinaldo José Lopes)
  
O brasileiro Pierpaolo Petruziello, de 27 anos, perdeu o braço esquerdo em um acidente ao desviar o carro que dirigia para não atropelar um pedestre bêbado que entrou na sua frente.
 
 Neste mês, novembro de 2009, após uma série de testes psicológicos e treinamento específico, ele conseguiu controlar uma mão robótica usando apenas a força da mente.
 
 A mão biônica obedecia os comandos enviados pela mente de Pierpaolo e foi projetada por pesquisadores do Campus Biomédico, em Roma, sob a coordenação do neurologista Paolo Maria Rossini.
 
 Pierpaolo conseguiu mexer os dedos individualmente, fazer movimentos específicos e agarrar objetos. O equipamento ainda está em fase de desenvolvimento, ficou conectado ao brasileiro por 24 dias mas não chegou a ser implantado definitivamente.
 
 O controle da mão só exigia enviar mensagens cerebrais à prótese e exigia intensa concentração. Para conseguir o feito, o paciente submeteu-se a treinamento que chegava a 8 horas por dia.
 
 A interface cérebro-máquina é uma das áreas da neurociência que mais produz atualmente. O grande expoente da área é o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade Duke, cujo objetivo é conseguir que tetraplégicos consigam controlar um exoesqueleto com comandos cerebrais. As pesquisas indicam, até o momento, que o cérebro representa a prótese robótica como se fosse um membro natural do corpo. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Sensor Eletrônico Permite Que Cérebro Controle Movimentos
  
  
- Artigo
  
  
- Braço Mecânico Acionado Por Cérebro De Macaco
  
  
- Revista Veja
  
  
- CÉsar Timo-iaria: Pai Da NeurociÊncia No Brasil
  
 
 
 | 
     |