A nuvem negra do pessimismo 
(Jean Oliveira)
  
 
   Existem pessoas que, por circustâncias as mais diversificadas, acostumaram a ver a vida sempre pelo lado negativo e, com isso, dificultam o seu próprio cotidiano. Entretanto, segundo especialistas, esta conduta tem também o seu lado favorável. É uma moeda com um lado bom e um lado ruim, pois ao mesmo tempo em que o ceticismo melhora a capacidade de avaliação das situações, provoca também, quando exagerado e constante, problemas de relacionamento pessoal, profissional e até de saúde.
   De acordo com o conferencista mineiro Ômar Souki as pessoas negativas têm um metaprograma mental que enfatiza, automaticamente, o que não deu certo em suas vidas, cujo problema, geralmente surge na infância. Um criança que tem os pais - ou um deles - com esta tendência, acaba se modelando desta forma; razão pela qual, existem na mesma família, um filho corajoso e otimista, e outro que sempre acha que as coisas darão errado.
   O lado positivo do negativismo, é que, a mania de ver as coisas ruins da vida, torna as pessoas menos crédulas; melhora a capacidade de avaliação e fortalece a memória, contrariamente aquelas cujo humor positivo faz com  que corram mais riscos de acreditar em qualquer coisa que ouvem.
   O modo triste e negativo de ver a vida, influencia também as pessoas com quem o pessimista se relaciona e é preciso cuidado para não se deixar influenciar e o conselho primordial é evitar os confrontos e aceitar a visão do outro. Posteriormente, é possível ampliar o diálogo, mostrando que também há alternativas menos sombrias. 
   Enfim, este tipo de comportamento pode ser modificado por meio de palestras, livros e ajuda psicológica. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Ser Otimista Pode Melhorar Sua Saúde?
  
  
- Mães Que Fazem O Papel De Pai
  
  
- Pessimista Ou Otimista
  
  
- Os PolÍticos E O Modo Como NÓs Os Vemos
  
  
- Violencia Desconhecida
  
 
 
 | 
     |