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Desperdicio
(Elivania Ferreira Balbino)

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Desperdícios Ou Recursos
Na guerra da competitividade, acirrada pela estabilização da economia e eliminação das alíquotas de importação, empresas brasileiras estão a beira de um ataque de nervos
Na guerra da competitividade, acirrada pela estabilização da economia e eliminação das alíquotas de importação, empresas brasileiras estão a beira de um ataque de nervos.
Esgotados os modelos que prevaleceram ao longo dos últimos anos, elas buscam soluções para recuperar a competitividade, enquanto vêem suas margens de rentabilidade desaparecer. Iludidas com os ganhos fáceis do mercado financeiro e clientes pouco exigentes, incorporaram ineficiências aos processos, repassando custos exagerados ao consumidor final. Desta forma a vocação produtiva foi gradativamente sendo relegada a segundo plano, e os desperdícios se multiplicaram nas inúmeras configurações.
Quando alguém fala em desperdícios todos concordam que eles não só existem como estão arraigados na cultura do país e das empresas. O que ninguém se dá conta é quanto representam, e como explorar este filão. Metodologias até que existem em abundância: sejam JIT, KANBAN, TQC, KAIZEN, 5S, TPM, OPT, MASP, PDCA, etc. Estas siglas formam uma sopa de letrinhas que se torna indigesta na medida em que os programas não são absorvidos, e consequentemente não evoluem ao longo do tempo.
Pontos Fundamentais
Ao implantar um programa voltado a eliminação dos desperdícios, dois pontos são fundamentais: o conhecimento dos processos e a adequação dos conceitos às peculiaridades de cada organização.
O conhecimento dos processos sejam eles administrativos ou produtivos permite identificar a metodologia ideal para cada situação. Isto requer um polarizador com know how e experiência prática, para convencer e conduzir os esforços do grupo de apoio no sentido do objetivo estabelecido. Além disso, devem ser avaliados os recursos disponíveis, no sentido de alcançar racionalização e simplicidade operacional. Tentar impor qualquer metodologia pelo simples resultado de sucesso em outras organizações não é suficiente, e pode conduzir a experiência ao fracasso.
A adequação dos conceitos às peculiaridades de cada organização é necessária para transformar um produto genérico em algo que tenha a cara da empresa. O processo não é similar a compra de um terno pronto. onde um ajuste na bainha ou na cintura são suficientes. Neste caso o terno tem que ser feito sob medida, e o alfaiate não pode ser um simples costureiro. Além da experiência comprovada ele tem que respeitar as peculiaridades do cliente, a cima das tendências da moda.
Respeitar estas duas premissas é condição sine qua non para implantar um projeto específico de eliminação de desperdícios, com grandes possibilidades de sucesso. Porém, cumpridos estes pressupostos, é preciso incorporar a metodologia escolhida à cultura da organização, obtendo o envolvimento dos diferentes níveis hierárquicos. Sem o comprometimento de todos não será alcançado o processo de melhoria contínua, que deverá respaldar a evolução permanente do programa.
A eliminação dos desperdícios pode representar fonte inesgotável de recursos e o diferencial de competitividade entre empresas. Mas cuidado durante a implantação. Não basta aplicar um produto com cara de lebre, focinho de lebre, corpo de lebre, se não age como lebre. Você provavelmente adquiriu gato por lebre.

OBS: Material retirado do seminário do MVC - Instituto M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo - Programa Anti-Desperdício.



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