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Dicionário de filosofia
(Japiassú)

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O virtual é uma expansão do conhecimento ou o conhecimento é uma expansão do virtual?
 
    Este trabalho tem a finalidade de demonstrar as definições que são freqüentemente usadas para os termos “virtual” e “conhecimento”, e faz uma relação de maneira a mostrar a importância dos mesmos, mostrando também que estão presentes em nosso cotidiano de maneira singulares e interligados entre si.
 
    Há muitas concepções para os termos virtual e conhecimento, porém para uma maior compreensão de como esses termos relacionam-se é preciso primeiramente saber o que é virtual e conhecimento; e como eles podem ser trabalhados um em prol do outro.
     O termo virtual pluralizou-se com o desenvolvimento das comunicações computadorizadas em rede, então popularmente chama-se virtual tudo o que diz respeito à internet.
    Um dos autores mais conhecidos a tratar do tema é o francês Pierre Lévi, para ele “o virtual” não se opõe ao real, mas sim ao atual.
     Para Lévi a virtualização consiste em uma passagem do atual ao virtual, porém há muitas concepções de virtual entre elas a de que o virtual é algo apenas potencial ainda no realizado, o virtual carrega uma potência de ser, enquanto o atual já é, ou seja, o virtual é algo que não é concreto.
    A teoria do conhecimento é uma disciplina de filosofia que tem por objetivo estudar os problemas existentes entre um indivíduo e algo que o mesmo desconheça.
A preocupação em estudar o conhecimento vem desde a Grécia antiga com os primeiros filósofos que se preocupavam em entender o que significava e como o conhecimento é repassado ao indivíduo.
    O conhecimento tem por efeito tornar por efeito tornar um objeto conhecido ao sentido ou a inteligência, o termo conhecimento designa tanto ao conhecido tanto ao ato de conhecer.
     O conhecimento se relaciona com o virtual através do uso de ferramentas tecnológicas que irão favorecer a circulação de informações na internet. Nesse tipo de ambiente, profissionais de diferentes instituições podem atuar em conjunto a favor de adquirir mais conhecimento através de trocas de informações de forma ágil e eficiente.
    Empresas ou instituições  podem criar e manter páginas na internet de uma forma a acrescentar  e manter sua clientela através da venda de produtos ou informações dentre outros.
    Há empresas que atuam somente na internet com é o caso de sites de pesquisas ajudando e auxiliando os “internautas’ que buscam nesta ferramenta um conhecimento mais profundo do assunto pesquisado”.
    Existem empresas que criam comunidades virtuais para uma maior união dos grupos ou equipes de trabalho ultrapassando assim fronteiras e limites de uma organização, essa participação baseia-se em relações de confiança e também para um aumento na contribuição que cada um traz para a rede e para a empresa.
   Segundo a revista fundap numa pesquisa com a Sra. Maria das Dores Lima Ferreira diretora técnica do núcleo de compras e contratos da secretaria estadual da fazenda, ela concorda que ao entrar na comunidade de seu trabalho o contato com seus colegas fica mais gostoso e que o dia torna-se mais proveitoso e além das trocas de informações e discussões de detalhes pendentes troca-se também mensagens que possam vir a melhorar o dia de cada um.  
  Outro tipo de relação entre o virtual e o conhecimento é a parceria entre instituições distintas em função de um mesmo ideal, como é o caso da (fundap), fundação de desenvolvimento administrativo que criou uma parceria com a casa civil criando assim uma comunidade virtual de aprendizagem inserida em seu curso de licitação e gestão de contatos de serviços terceirizados oferecendo assim um curso de educação à distancia (EAD) que é dirigido a servidores que lidam com compras e contratações em diversos orgãos do estado de São Paulo.
     O conhecimento se dá de várias formas através da virtualidade além das citadas ele pode também atuar tanto em pesquisas quanto na elaboração de tratamento de doenças, equipamentos hospitalares, avanço de tecnologias dentre outros.
     Porém nem todo conhecimento adquirido no “mundo virtual” é benéfico, pelo fato da internet ser uma ferramenta acessível a todos os tipos de conteúdos.
    Portanto o virtual além de ser uma expansão do conhecimento também o conhecimento é uma expansão do virtual pelo fato de um trabalhar em prol do outro.   
Referencias bibliográficas
 
Japiassú, Hilton dicionário de filosofia – 4° edição Rio de Janeiro 2006
Chauí, Marilena convite à filosofia – editora Ática, 1995
Mello, Guiomar Namo de, programa de licenciaturas integradas: linguagens, códigos e suas tecnologias .
http:// pt.wikipedia.org/wiki/virtual
http://www.revista.fundap.sp.gov.br/revi sta.fundap.gov.br/revista4/paginas/4ferramentas.htm.



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