Repudio a punição ao Coxa
(Vitor Birner)
O jornalista Vitor Birner explana no Blog do Birner sobre o julgamento que decretou a maior punição já vista no futebol brasileiro, com o título ... E se ao invés do Coritiba, fosse o... em que pondera a pena imposta ao Coritiba.
Coloca em dúvida a imparcialidade do STJD caso tivesse acontecido o mesmo com o Flamengo no Maracanã, pois, por se tratar de um estádio público há interesses econômicos midiáticos e governamentais, uma vez que, se ganha mais quando há jogos no Maracanã. Deita dúvidas sobre a imparcialidade que poderia acontecer se as torcidas de São Paulo, Palmeiras, Santos, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Galo, Inter e Grêmio, ou seja, se o clube envolvido no acontecimento de 6 de dezembro fosse um dos times anteriormente citados a decisão do STJD certamente seria menor ou nem existiria.
E explica que as decisões daqueles que cuidam da justiça desportiva brasileira infelizmente o obrigam a ter essas dúvidas.
O jornalista analisou o histórico da justiça desportiva em abrandar penas e citou vários casos ocorridos no Brasil e que acabaram sem punição alguma.
Birner comenta, por exemplo, que a briga entre são paulinos e palmeirenses na Copa dos Campeões da Copa São Paulo de Juniores foi muito pior que o do Couto Pereira, caso que resultou até em morte, sequer excluiu as duas grandes agremiações da próxima “Copinha”.
Comenta também sobre o fato de ter ouvido algumas pessoas defenderem o rebaixamento do Coritiba para a terceira divisão e diz não gostar desse moralismo chato por parecer vingança disfarçada de justiça.
Diz ainda que o Coritiba precisa ser punido porque não conseguiu tomar as medidas necessárias para evitar o triste episódio, uma vez que, a polícia paranaense concluiu que a ação foi premeditada, divulgada pela SSP do PR, mas que existem atenuantes, pois alguns vândalos depredaram algumas instalações do Coritiba, mas os outros torcedores do próprio time, lá no Couto Pereira (mais de 37 mil) contrariados com a invasão ao gramado, não tinham o que a fazer a respeito, pois se a Polícia Militar sofreu para enfrentar esses vândalos, nenhuma providência poderíamos cobrar de quem estava na arquibancada.
Birner é o terceiro cronista esportivo da mídia nacional a se pronunciar sobre a decisão injusta do STJD.
Vitor Birner é jornalista, crítico e participa do programa CBN Esportes, além de participar do programa Cartão Verde da TV Cultura.
Resumos Relacionados
- Futebol – Uma Goleada De Conhecimentos
- Corinthians 2009
- Fim De Semana De Retorno Ao Brasileirão 2013
- Http://blogdopaulinho.wordpress.com/
- Estádios Cariocas: Fique Por Dentro
|
|