Precious
()
"Precious"- baseado no romance "Push", da escritora norte-americana Sapphire, foi nomeado e ganhou diversos prêmios, incluindo o Grand Jury Prize no Festival de Sundance, em janeiro de 2009.
"Precious" é um filme sobre a adolescente negra de 16 anos Claireece "Precious" Jones, interpretada pela novata Gabourey "Gabby" Sidibe. Obesa e analfabeta, vivendo no bairro do Harlem em Nova Iorque com sua família disfuncional, Precious foi estuprada repetidas vezes pelo pai durante a infância e adolescência, tendo concebido dois filhos como conseqüência, e sofre constante abuso físico e emocional de sua mãe desempregada, Mary, papel desempenhado de forma brilhante pela cantora Mo'Nique. A família vive com o dinheiro da assistência social. A primogênita de Precious, conhecida como "Mongo" (apelido para Mongolóide), sofre de Síndrome de Down e é cuidada pela bisavó.
Precious, ao deparar-se com as dificuldades de seu dia-a-dia, recorre à imaginação e cria fantasias em sua mente para escapar da dura realidade. Enquanto é estuprada pelo pai, ela olha para o teto e imagina-se nas filmagens de um videoclipe, onde ela é a estrela e o centro das atenções. Quando olha seus álbuns de fotografias, ela imagina que seus pais lhe dizem palavras de amor, ao contrário do que normalmente acontece. Ela fantasia também ao olhar-se no espelho, onde vê uma garota branca, loira e magra. Em sua mente, ela cria um outro mundo, onde é amada e apreciada.
Ao ficar grávida pela segunda vez, Precious é expulsa da escola, e a diretora, Mrs. Liechtenstein (Nealla Gordon) consegue transferi-la para uma escola alternativa, onde espera que Precious consiga dar um novo rumo a sua vida. Inspirada pela nova professora, Miss Rain, vivida por Paula Patton, Precious começa a aprender a ler e escrever. Com isso, começa a entender mais sobre si mesma e revoltar-se com sua situação. Ao fazer isso, acaba contando sobre o abuso sofrido em casa para a assistente social Miss Weiss, interpretada pela cantora Mariah Carrey.
Ela dá a luz ao seu segundo bebê e o chama de Abdul. No hospital, suas colegas a visitam e ela conhece o enfermeiro John (Lenny Kravitz), que lhe trata com carinho.
Ao voltar para casa, sua mãe derruba o bebê propositalmente, e Precious revida pela primeira vez. Precious foge com seu filho após ser empurrada das escadas pela mãe, que joga a televisão em cima dos dois, que escapam por pouco. Mary destrói o apartamento e todas as coisas de Precious.
Precious, sem ter para onde ir, invade a escola e é encontrada pela manhã por Miss Rain, que procura assistência para a menina, que continua a cuidar de seu filho e estudar. A prefeitura lhe dá um prêmio por ter se esforçado para se alfabetizar.
Ao encontrar novamente a assistente social, Precious consegue roubar sua ficha e descobre que a Assistência vê potencial nela para que comece a trabalhar como assistente social também.
Algum tempo depois, sua mãe a procura para dizer que o pai de Precious morreu e que ele era portador do vírus da AIDS. Ela pede que Precious volte para casa, mas a menina simplesmente se levanta e sai.
Precious descobre que contraiu o vírus, mas que seu filho não é portador. Ela conta às colegas de classe e para Miss Rain, e acaba por chorar muito e dizer que "o amor só a bateu, estuprou e lhe disse que não vale nada". Miss Rain lhe diz então que não foi o amor que fez isso e que o filho dela a ama, assim como a própria Miss Rain.
A assistente social arruma um encontro entre Precious e sua mãe, a pedido de Mary. A assistente pergunta à Mary sobre o abuso que Precious teve de agüentar. Mary diz que tratou Precious daquela maneira porque achava que seu marido preferia fazer sexo com Precious do que com ela mesma, e que isso a magoa profundamente. Ela tenta se explicar, e pede que Precious volte para casa. Precious pega seus dois filhos e se retira, dizendo à mãe que nunca mais a verá.
Precious segue com sua educação e com a educação de seus filhos, perseverando para esquecer o passado e aceitar a si mesma.
Resumos Relacionados
- The Source Of Life
- Share Your Memories As Gifts With Your Family, Friends And Loved Ones!
- Share Your Memories As Gifts With Your Family, Friends And Loved Ones!
- Time Is Very Previous
- The Power Of Cure Of The Precious Rocks In The Tantra, Ayurveda And In The Astrology
|
|