Implicações EducacionaisO Eugenismo, travestido com virulenta ideologia, articulou-se ferozmente com a prática educacional e com o biopoder. O pedagogo argentino Victor Mercante (1870-1934) utilizou métodos da Psicologia Experimental e aplicou o modelo psiquiátrico de anamnese da família no âmbito escolar ao coletar os seguintes dados dos alunos: raça, idade, doenças, condutas, aptidões profissionais, bem estar econômico, regime de vida doméstico e público, relações sociais, alimentação, frequência à escola, aplicação e aspirações. “A escola devia aliar-se aos dispositivos de vigilância e de controle da população e produzir informações fidedignas como os arquivos policiais”. (Mercante)Esse é um exemplo do Biopoder aplicado à prática pedagógica. O biopoder foi amplamente estudado por Foucault. Na educação, as medidas avaliativas que posicionam os alunos na sala conforme o seu rendimento são uma herança jesuítica, que acirra disputas no grupo e confunde motivação para o conhecimento, que é um fator proativo intrapsíquico, com condicionamento, cuja recompensa é externa. Ao condicionar um aluno através de recompensas imediatas muda-se o comportamento inadequado, mas não ocorreu motivação para o saber, porque motivar um aluno depende diretamente da capacidade do educador em vislumbrar e fascinar seu aluno para o saber, sempre mostrando onde o que ele está ensinando será utilizado no agora, no já. Portanto, o que se memorizou através do condicionamento perde-se em pouco tempo por falta de significação imediata. Considere:"O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira."(William Arthur Ward)Contato para cursos:
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