BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O EUGENISMO REEDITADO COM O RÓTULO DE GENÉTICA HUMANA - FINAL
(NELSON PASCARELLI FILHO)

Publicidade
Implicações EducacionaisO Eugenismo, travestido com virulenta ideologia, articulou-se ferozmente com a prática educacional e com o biopoder. O pedagogo argentino Victor Mercante (1870-1934) utilizou métodos da Psicologia Experimental e aplicou o modelo psiquiátrico de anamnese da família no âmbito escolar ao coletar os seguintes dados dos alunos: raça, idade, doenças, condutas, aptidões profissionais, bem estar econômico, regime de vida doméstico e público, relações sociais, alimentação, frequência à escola, aplicação e aspirações. “A escola devia aliar-se aos dispositivos de vigilância e de controle da população e produzir informações fidedignas como os arquivos policiais”. (Mercante)Esse é um exemplo do Biopoder aplicado à prática pedagógica. O biopoder foi amplamente estudado por Foucault. Na educação, as medidas avaliativas que posicionam os alunos na sala conforme o seu rendimento são uma herança jesuítica, que acirra disputas no grupo e confunde motivação para o conhecimento, que é um fator proativo intrapsíquico, com condicionamento, cuja recompensa é externa. Ao condicionar um aluno através de recompensas imediatas muda-se o comportamento inadequado, mas não ocorreu motivação para o saber, porque motivar um aluno depende diretamente da capacidade do educador em vislumbrar e fascinar seu aluno para o saber, sempre mostrando onde o que ele está ensinando será utilizado no agora, no já. Portanto, o que se memorizou através do condicionamento perde-se em pouco tempo por falta de significação imediata. Considere:"O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira."(William Arthur Ward)Contato para cursos: [email protected] mais: www.pascarellisciensead.com.br



Resumos Relacionados


- Utilização Da Tecnologia Na Escola

- Construtivismo: Limites E Possibilidades

- A Vida Exige Muito Mais CompreensÃo Do Que Conhecimento

- Como E Porque Fazer Uma Aula Expositiva Dialógica ?

- A Indisciplina



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia