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A MÚSICA ERUDITA CENSURADA - FINAL
(NELSON PASCARELLI FILHO)

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Apesar do mito ariano, que é o nefasto fruto ideológico do eugenismo - a pseudociência criada pelos norte-americanos que serviu de base para justificar os genocídios cometidos por Hitler, Mussolini e Stalin, a Música permanece como verdade, ordenação e expressão máxima da realidade interior da vida, manifestação holística, multicultural que une todas etnias porque se faz sentir além das palavras e dos sistemas ideológicos criados pelo homem. No Brasil, em 1937, Villa-Lobos desenvolveu projetos ligados à política de Vargas, sendo responsável pelos alicerces de uma ideologia que exaltava o “getulismo” e o Estado Novo. Villa-Lobos promoveu concertos-corais dentro de estádios de futebol destinados ao grande público. Estes eram uma apologia ao nacionalismo e verdadeiras reverências ao Getúlio Vargas. As apresentações realizavam-se em 10 de Outubro – dia do golpe do Estado Novo – e no aniversário de Vargas. O intrínseco relacionamento de Villa-Lobos com o governo de Vargas influenciou suas composições. A peça "Canto do pajé" é uma obra que ressalta a entrada de Vargas nos grandes discursos à população. O canto do pajé representa a feição de Getúlio como curandeiro que veio com a missão de curar o Brasil. O mérito educacional de Villa-Lobos foi a elaboração de um projeto que propunha a inclusão de aulas de canto orfeônico nas escolas públicas de primeiro e segundo graus, na cidade do Rio de Janeiro.Ótimo seria se as escolas brasileiras voltassem a incluir na grade curricular o ensino musical desde a educação infantil. Certamente os alunos terminariam o ensino fundamental mais cultos, humanizados e as dificuldades com a aprendizagem da matemática seriam menores. A exclusão da música dos currículos escolares apoiava-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 5692/71. Porém, dentro da abordagem ideológica, evidencia-se que a Educação Musical, a Psicologia e a Filosofia foram excluídas dos currículos escolares no auge da ditadura militar: toda subjetividade é perigosa. As obras musicais e demais manifestações artísticas que foram banidas pelos ditadores eternizaram-se como patrimônio cultural da Humanidade. A Humanidade triunfou sobre o nazismo e o fascismo, mas não podemos esquecer o que Camus deixou escrito no final do livro A Peste: “O bacilo da peste não morre nem desaparece, fica dezenas de anos a dormir nos móveis e nas roupas, espera com paciência nos quartos, nos porões, nas malas, nos papéis, nos lenços – e chega talvez o dia em que, para desgraça e ensinamento dos homens, a peste acorda os ratos e os manda morrer numa cidade feliz.”Na entrevista ao Diário de Pernambuco, em 12 de dezembro de 2007, o maestro venezuelano Alfredo Rugeles declarou que o clima político acirrado na Venezuela repercutiu no terreno da música erudita: “A música erudita foi criticada como elitista e se privilegiou a música popular; (...) outros segmentos - como o da ópera - também sofreram restrições de alguns setores por serem consideradas elitistas (...)”Para vivenciar a paz entre todos os povos é preciso livrar-se das mazelas ideológicas do etnocentrismo, dos governos de caráter populista e nacionalista; é preciso ter tal respeito às manifestações culturais e liberdade de expressão, sem dicotomias e classificações reacionárias. “A Criança é o Pai do Homem”, como afirmou Gusdorf, e isto não podemos jamais esquecer. Responsabilidade maior cabe aos educadores, pois eles são formadores da consciência ética no educando, tanto podem semear a paz e a justiça, como propagar no âmbito acadêmico miniditaduras, ideologias fascistas e pseudociências.Todos os cidadãos com poder de decisão e formadores de opinião devem ficar atentos para que os novos regimes totalitários, travestidos de populismo assistencialista, não retornem ao poder para mitigar o direito à liberdade de expressão e cometer crimes contra a Humanidade.Contato para cursos: [email protected] mais: www.pascarellisciensead.com.br



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