Planejamento Como Prática Educativa
(Danilo Gandin)
PLANEJAMENTO COMO PRÁTICA EDUCATIVA
Danilo Gandin
O texto foi escrito para uma época cerceada por constantes mudanças em todas as áreas. Destinado a área educacional, permite que o leitor faça uma profunda reflexão sobre o planejamento, não só na área educacional, mas sobretudo na relação de si mesmo com o mundo, propondo o planejamento como "um processo de crescimento humano e não apenas técnica para melhorar as ações".
Ressalta a importância de um plano, destacando no primeiro capítulo as principais etapas do planejamento: 1. ELABORAÇÃO; 2. EXECUÇÃO; 3. AVALIAÇÃO.
Traz uma análise dos termos eficiência e eficácia, propondo aprofundar a reflexão sobre o que é ser eficiente e o lugar da palavra eficaz, deixando claro que o planejamento ajuda a alcançar a eficiência e que visa a eficácia.Sendo que fazer bem as coisas configura-se em eficiência e eficácia é fazer as coisas que realmente importa.
Destaca que o planejamento como processo educativo propõe a participação, a democracia e a libertação entre os indivíduos que conduzem os processos educacionais, sendo a tarefa vital do planejamento a vida e a técnica para o bem estar do homem e da sociedade.
No ato de planejar, as diferentes equipes analisam a realidade e tem a oportunidade de descobrir os principais pontos comuns a todos, realizando comparações com outras experiências do grupo questionando as diferentes práticas e ações, avaliando os processos e realizando opções por caminhos e práticas diferenciadas, visando a constante melhoria dos processos.
Algumas definições sobre o ato de planejar são apresentadas, destacando-se que
"planejar é transformar a realidade na direção escolhida", "planejar é dar certeza e precisão
à própria ação"planejar é realizar um conjunto orgânico de ações, proposto para aproximar
uma realidade a um ideal" e "planejar é realizar o que é importante - essencial - e além disso
sobreviver... se isso for essencial - importante". ( Gadin, pag. 20)
Na sequência, propõe que se descreva o que se intenciona a fim de que se identifique e se deixe claro:
1. O que se quer alcançar ?
Supõe a busca de um posicionamento acerca do homem e da sociedade e sua relação com a educação no aspecto político e pedagógico.
2. A que distância se está daquilo que se quer alcançar com as ações do planejaemnto?
Propõe realizar um diagnóstico da realidade, tendo como parâmetro onde se quer chegar.
3. O que se deve fazer para alcançar o que se quer: quais as atividades e ações?
Nessa etapa, observa-se o que se tem feito e propõe-se o desenho da programação que poderá conduzir as ações rumo ao que se pretende alcançar.
No cenário educacional deve-se propor uma profunda reflexão sobre o planejamento como parte fundamental em todo o seu processo, para que elaboradores e executores possam compreender sua eficiência e eficácia.
A reflexão sobre o homem e a sociedade é uma ferramenta essencial para a definição de homem e sociedade que queremos construir. Devendo-se saber para que e para que se deve planejar.
No texto seguinte, cujo tema é modelo de plano, Gandin propõe um modelo de plano que tem como pano de fundo a importância e funcionalidade do plano, devendo ser a fase de elaboração o momento de se pensar em tudo o que é necessário para que este funcione a contento devendo-se seguir como roteiro três aspectos fundamentais:
O MARCO REFERENCIAL, sendo a principal referência para as demais etapas do planejamento escolar, se subdivide propondo a análise e o desenvolvimento dos marcos situacional, doutrinal e operativo.
MARCO SITUACIONAL Propicia reflexão, análise e discussão sobre a realidade escolar frente as mudanças existentes na sociedade, que por sua vez está inserida em um mundo globalizado. Possibilita pensar o mundo em todos os aspecto e ver-se enquanto grupo e indivíduo agindo no mundo. O principal questionamento a ser analisado e debatido pelo grupo com a participação de cada componente envolvido com a ação educacional gira em torno de: qual a realidade global a que estamos inseridos?
MARCO DOUTRINAL - propõe análise e discussão sobre os objetivos a serem alcançados, através de reflexão sobre o que se pretende alcançar no contexto inserido, identificando crenças e valores comuns, ideais, a forma de ver o mundo, a filosofia educacional que defendem, a forma de atuação frente aos desafios, bem como a intenção dos componentes em relação ao trabalho que realizam.
MARCO OPERATIVO - a equipe deverá elaborar as ações que favorecerão o desenvolvimento do plano para que os objetivos propostos sejam alcançados. Analisar e responder como deve ser a ação da equipe para buscar o que se pretende alcançar?
Nessa fase propõe-se que se defina os métodos e técnicas a serem utilizados de forma comum, por todos os envolvidos. É a fase em que se decide o que se deverá fazer e se assume de forma coletiva e comprometida como se deverá realizar cada uma das ações.
Segundo Paulo Freire, o diagnóstico propõe o pensar a prática, dimencionando e analisando o que foi feito e os resultados que foram alcançados no desenvolvimento das ações.
Nesse ponto, alerta-se para que se tenha bem claro o que se pretende alcançar e aponta, a partir dos resultados, os elementos que precisam ser retrabalhados, mantidos ou simplesmente eliminados do processo.
A programação exige que se coloque em prática mecanismos e técnicas administrativa-pedagógica que possa favorecer o desenvolvimento de cada ação, bem como o desenvolvimento individual e coletivo dos elementos do grupo.
Todos os elementos precisam estar conectados, favorecendo o desenvolvimento dos indivíduos, visando a realização do planejamento.
Resumos Relacionados
- A ConstruÇÃo Do Ppp Da Escola
- Projeto Jovem: Olhar De Futuro
- Pdca
- Como Funciona O Pdca
- Planejamento Estratégico Empresarial
|
|