Vinhos - degustação, elaboração e serviço
(Adolfo Alberto Lona)
O livro demonstra tecnicamente sobre o degustar vinhos, o que o autor chama de "a arte da apreciação do vinho". Essa degustação compreende, pela ordem, três análises: visual, olfativa e análise gustativa.
Na análise visual pode-se verificar a cor e também a intensidade e tonalidade; a presença de gás e a limpidez.
Na análise olfativa a forma correta de fazer o exame olfativo de um vinho é iniciar cheirando o vinho em repouso. Os aromas podem ser de três tipos: primário, secundário e terciário.
Já na análise gustativa as sensações gustativas doce, ácido, salgado e amargo, aparentemente limitadas podem proporcionar informações ilimitadas quando combinadas.
O autor explica vários tabus que se dizem a respeito do vinho como por exemplo "O vinho quanto mais velho, melhor." A resposta é depende do vinho. Outro exemplo "O vinho bebido moderamente faz bem a saúde", nada mais verdadeiro, ele é considerado elemento importante na medicina preventiva.
Faz uma abordagem do Brasil no mundo do vinho, citando temperaturas ideais para realização do ciclo anual das uvas., o que é necessário para uma boa qualidade de um vinho, iniciando pela matéria-prima até a tecnologia empregada na fabricação. São muito detalhes que não escaparam aos olhos dele, como tamanhos e tipos de garrafas, todo o processo de fabricação da rolha que tem como matéria-prima a cortiça. Explica em detalhes sobre condições ideais da adega como temperatura, luz, umidade e arejamento, além dos tipos de taças usualmente utilizados para apreciação de um bom vinho. E não para por aí, expõe vários tipos saca-rolhas indicando as características das melhores.
Demonstra o consumo no Brasil, e traz uma realidade indesejável aos fabricantes, o vinho tem se tornado uma bebida social para o brasileiro e não uma herança familiar como acontece em outros países.
Resumos Relacionados
- Benefícios Do Vinho Para A Saúde
- Vinho Ou Bebida Frutada
- Como Degustar Um Vinho
- Vinho E Saúde
- Mondovino
|
|