Livro: As sete maiores descobertas Científicas da história
(David Eliot Brody e Arnold R.Brody)
O livro “As sete maiores descobertas Científicas da história”, trata se de uma aula de ciências a qual todos gostariam de ter assistido na escola.
Por meio de textos simples que podem ser compreendidos desde leigos a cientistas são abordados e explanados temas e teorias como; a gravidade e as leis básicas da física, a estrutura do átomo, o princípio da relatividade, o big-bang e a formação do universo, a evolução e o princípio da seleção natural, a célula e a genética, e a estrutura da molécula de DNA.
De início é dada à comparação da ciência a uma bela tapeçaria tecida com diferentes fios, que possuem características comuns, mas que também demonstram a extraordinária diversidade do pensamento humano no processo criativo, ou seja, a visão da ciência vista como um todo ligado a distintos rumos, mostrado por diferentes pensamentos de diversos cientistas, inclusive a comparação de diferentes visões a ciência como a de um cientista (Arnold Brody) e um advogado praticante (David Brody).
Comparado a uma aula o livro faz um passeio cronológico que começa na Renascença, passa pela descoberta do universo e chega ao fim no século XXI.
Na segunda metade do século XVII, Isaac Newton supera a maior realização intelectual da história científica, ele descobre e descreve a lei da gravitação universal e as leis básicas da física clássica.
Tycho, o primeiro grande observador astronômico, mapeia o Universo, para isso efetuou dezena de milhares de observações registradas.
Após a queda do Império Romano no século V, a Igreja Romana se torna o centro da cristandade ocidental, e em 1300 centralizará sua autoridade por toda a Europa, com o único argumento “Deus criara o céu em movimento circular perfeito e eterno”. No mundo não havia planetas, apenas quatro elementos terra ar, fogo e água ao qual encontrava se no centro. Estas e outras idéias causaram distintas revoltas quando, questionadas pelos estudiosos da época.
A obra de Muller foi o primeiro passo em direção á renúncia das crenças de que a Terra era imóvel, imutável e centro do universo, e preparou o terreno para uma revolução na astronomia.
Depois de conhecermos um pouco da vida de Galileu, mostra se o seu telescópio aperfeiçoado que revela o céu. Sendo desconhecido o inventor do telescópio, ao contrário do que diz alguns livros, Galileu descreve e desconhece o criador. "Temos certeza de que o primeiro inventor do telescópio foi um simples fabricante de óculos que ,manuseando por diferentes formas de lentes ,olhou ,também por acaso ,através de duas delas ,uma convexa e a outra côncava ,mantidas a distâncias diferentes do olho ,viu e anotou os resultados inesperados e, assim ,descobriu o instrumento”.
Tycho, Kepler e Galileu assentaram os alicerces para a ascensão da astronomia e o início da física no século XVII, e fez com que a Igreja católica romana perdesse o controle e o poder sobre o governo e o povo.
Toda a matéria do universo ainda sofre os feitos de uma explosão ocorrida há milhões de anos. Com o passar de mais algumas centenas de milhões de anos entre o aparecimento do primeiro mamífero e o Australopithecus se muda de paisagem para o Homo sapiens.Chegamos ao futuro das alterações climáticas.
Resumos Relacionados
- O Intrigante Mundo Dos Quanta
- Astrônomos Famosos Através Da História
- Galileu Galilei & A Física Moderna
- O Universo E A Ciência
- Cosmos
|
|