Fisiologia da Fonação in Laringologia e Voz
(Pinho; Tsuji; Bohadana)
Fisiologia da Fonação
Para que a produção do som ocorra são necessários três processos:
- a produção do som glótico pela vibração da prega vocal;
- a ressonância;
- a articulação deste som.
As pregas vocais convertem a energia aerodinâmico gerada pelo fluxo expiratório, em energia acústica, isso ocorre durante a fonação. Para que as pregas vocais vibrem é necessário um componente mioelástico e outro aerodinâmico. Sob controle neuromuscular, as pregas vocais aduzidas na linha média assumindo postura fonatória. A atividade neuromuscular é responsável pelo controle da massa, tensão e elasticidade das pregas vocais, que constituem o componente mioelástico. O fenômeno vibratório ocorre por forças aerodinâmicas relacionadas ao fluxo respiratório.
Quando as pregas vocais assumes postura fonatória, o fluxo de ar encontra a resistência glótica, gerando crescente pressão subglótica, que em determinando momento promovem sua abertura. Assim que a glote é aberta diversas forças agem imediatamente para promover o fechamento gótico. Existem duas forças de fechamento gótico:
- elasticidade das pregas vocais.
- efeito Bernoulli
A elasticidade das pregas vocais é regulada pela ação dos músculos intrínsecos da laringe, é por esta elasticidade que as pregas vocais tendem a assumir a postura que ocupava antes de ceder a força de abertura.
O efeito Bernoulli " faz com que as pregas vocais sejam aspiradas em direção a luz laríngea", essa sucção auxilia a aproximação das pregas vocais.
Com o escape de ar pela glote, a pressão subglótica diminui, diminuindo também a força que mantém as pregas vocais separadas.
Com o fechamento da glote, a pressão subglótica volta a aumentar, reiniciando todo o processo. Este ciclo é chamado de ciclo gótico. Ocorre em média 110 vezes por segundo no homem e 200 vezes por segundo na mulher.
Durante a fonação, a borda livre da prega vocal, inicia sua abertura no lábio inferior, a medida que a pressão glótica vai para a luz laríngea, o lábio superior é aberto, eliminando um "puff" de ar. Antes que o lábio superior atinja sua abertura máxima, o lábio inferior, que já atingiu, começa a se fechar. Esse movimento é seguido pelo lábio superior, com uma pequena defasagem, é essa defasagem que produz as ondas mucosas , que podem ser vistas à laringoestroboscopia.
Para que a fonação normal ocorra é necessária uma estrutura vibrátil adequada, representada por uma mucosa frouxa e flexível da prega vocal.
Hirano, desenvolveu a teoria do corpo e cobertura, onde o epitélio e a camada superficial da lâmina própria, corresponderiam a cobertura, e o músculo vocal , o corpo. Durante a fonação, a cobertura, mais maleável, oscila sobe o corpo, que é mais rígido, levando a formação do movimento mucoondulatório.
A fonação não se limita a uma emissão fixa, o controle neuromuscular pode alterar propriedades iscoelásticas influenciando aspectos como: frequencia fundamental, modo de fonação e intensidade.
CONTROLE DA FREQUENCIA FUNDAMENTAL
A frequencia fundamental corresponde ao número de ciclos vibratórios que ocorrem por segundo, sendo referido com PITCH. O músculo cricotireóideo (CT) ( músculo tensor das pregas vocais ) é o principal responsável pelo aumento do PITCH. Quando contrai isoladamente, alonga, estira e diminui a massa relativa da prega vocal, promovendo assim o aumento do PITCH.
CONTROLE DE INTENSIDADE
Pode ser regulada em três níveis : subglótico, glótico, e infraglótico
SUBGLOTICO: aumenta a potência aerodinâmica, resultando em um acréscimo da pressão subglótica, e por fim da intensidade acústica.
GLÓTICO: contração da musculatura adutora da laringe, aumenta a resistência imposta pela glote ao fluxo de ar na expiração, ocorrendo um alongamento da fase fechado do ciclo vibratório. Como a pressão subglótica aumenta, aumenta também a pressão subglótica em cada abertura das pregas vocais com ciclo vibratório, aumentando assim a intensidade vocal.
INFRAGLÓTICO: a ressonância do trato vocal tem efeitos importantes na distribuição de energia acústica, modulando, atenuando e amplificando o som gótico.
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