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Caso Parmalat
(china_black; carol_black)

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Freqüentemente as agencias de publicidade são colocadas à prova quando têm de criar novas campanhas para as marcas de seus respectivos clientes, dessa maneira a pessoa que possui bastante conhecimento armazenado se destaca como o criativo.Esse foi o caso do publicitário Erh Ray, sócio e diretor de criação da Borghierh/Lowe, fundada em dezembro de 2006 por José Henrique Borghi e Erh Ray, uma fusão entre a BorghiErh Inteligência Criativa e a Lowe, que em 1994 foi contratado como assistente de arte pela agência de DM9DDB, que depois de um ano de trabalho tornou-se diretor de Arte. Naquela época, a DM9 decidiu investir em seus criadores, mandando-os ao redor do mundo para abastecerem suas mentes de idéias. E foi em Nova York que Erh Ray conheceu o livro de um fotógrafo chamado Tom Arma onde haviam imagens de crianças fantasiadas de bichos, e Ray fascinou-se por este trabalho entrando em contato com o autor.De volta ao Brasil, Ray recebeu um job para uma campanha anual de produtos para a Parmalat, e foi ai que ele sugeriu a idéia de crianças vestidas de mamíferos, e na época o presidente da DM9, Nizan Guanaes, constatou que o layout era bastante cativante só com a foto de uma criança com a embalagem do leite Parmalat no colo e a assinatura "Porque somos todos mamíferos".Foi assim que nasceu uma das maiores campanhas publicitárias, com aceitação nota 10 pelo público, trazendo uma idéia inovadora para as campanhas de leite. Crianças que tomavam leite e vestidas de animais mamíferos cantando uma música que ficou na cabeça de todo o Brasil. Através do layout e do jingle a campanha deixou de ser uma campanha para leite e se tornou uma campanha para a Parmalat, aumentando suas vendas em todo o país.A repercussão que o jingle obteve foi tão grande que através de uma pesquisa feita pela Rede Globo e pelo site Bluebus identificou a campanha "Mamíferos" como a preferida do público nos últimos anos. E no site M&M (www.meioemensagem.com.br) uma enquete feita sobre a propaganda questionando se ela foi marcante obteve 92% das respostas afirmativas.A música original composta para a campanha do leite da Parmalat pensou em todos os quesitos para se manter na memória do público. De principio as crianças vestidas já prendem a atenção do público, contudo a musica é carinhosa e cativante o suficiente para não deixar ninguém mudar de canal. É fácil de memorizar, já que cada verso trás o nome de um dos mamíferos que são citados de acordo com suas aparições, contando o que cada um deles acha do leite da Parmalat, e com rimas interligando um verso com o outro. A voz forte e alta do cantor no fundo é confortável para os ouvidos de crianças e adultos e é marcante para que ninguém consiga esquecer, diferentemente se no caso fosse uma voz aguda e feminina, que acabaria tornado a propaganda enjoativa. É verdade que a propaganda tomaria outras proporções sem o jingle, seria um sucesso as vendas da mesma maneira e ainda assim teria o destaque merecido, entretanto aconteceria igualmente a tantas outras propagandas excelentes que foram, porém, esquecidas rapidamente alguns meses depois de ficar fora da mídia. Fato que pode ser comprovado ao perguntar para qualquer pessoa sobre o que ela mais recorda da propaganda Mamíferos da Parmalet: as crianças vestidas de animais cantando uma música. O rosto das crianças, ainda que tenha feito sucesso com seu aspecto juvenil, não ficou na memória do telespectador, ao contrário da música, onde todos se lembram que “o elefante, o porco espinho e a zebra adoram também...”. Qualquer verso que seja o público lembra, mesmo sem ter decorado a música inteira. As pessoas querem interagir, compartilhar a diversão que vem da televisão, cantar as músicas junto com o comercial. Pouco causa anúncios que gritam ou falam, comparado aos anúncios musicais. A televisão para a população é diversão, e é exatamente o que buscam diariamente: mais diversão.A agilidade do pensamento na criação da propaganda rendeu a Erh Ray e a DM9 inúmeras vitórias como a do voto popular, Prêmio Abril e Profissionais do Ano, além de ter sido Top of Mind sete vezes mesmo fora da mídia, a marca mais conhecida de norte a sul do Brasil, rendendo tudo que um publicitário pode desejar: sucesso de vendas e sucesso de público.



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