BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Situações NA VIDA
(ANTONIO LUIZ ZEVIANI - COMENTA MATEUS 14.22-30)

Publicidade
SITUAÇÕES NA VIDA
10/01/2010
392
                      (MATEUS 14.22-30) Ao iniciarmos nosso tema para o dia de hoje, fazemos três perguntas e veremos tuas respostas. Silenciosamente respondas: Qual o problema que o tem afligido? Qual a nossa relação com Deus? Qual a nossa relação com os problemas? Neste texto haveremos de nos deparar com três situações; as reais, as imaginárias e as duvidosas. Reais - Qual foi o posicionamento dos discípulos quando viram Jesus andar por sobre as águas? Viram que era uma maravilha aquela situação e ficaram maravilhados, mas temeram. Jesus esperava que cada um fizesse algo em Seu nome assim como espera de nós que o façamos também. Quando ele fez o milagre da multiplicação dos pães esperou que naquele povo causasse marcas em cada um, pois a sua atitude era de puro amor; dar de comer a quem tem fome e não despedi-los de mãos e barriga vazias. No poder de Jesus em multiplicar os Paes esperava a fé aumentada em cada um dos que ali estava, quando andou por sobre as águas à frente dos Seus discípulos deu mostra de poder, autoridade e amor, acalmou o vento e os discípulos permitiu que Pedro fosse até Ele. Sempre na falibilidade do homem como aconteceu com Pedro também, ele teve medo e começou a afundar e gritou por socorro. Esta é uma atitude natural do ser humano mesmo nos dias atuais, quando tudo vai muito bem, ele o homem se acha o causador o realizador de todas as benesses, mas quando os fatos se tornam reversos aos esperados pede-se socorro ao primeiro que aparecer, neste caso, no entanto foi exatamente a Jesus que sempre esteve com eles, os ensinava, mostrava segurança, temperança, amor, autoridade em tudo quanto realizava, mas eles por estarem sós, pois Jesus havia ficado no local onde houvera a multiplicação dos pães para ali orar e descansar. Ao cair da tarde, no entanto Jesus percebeu que devido o vento forte seu barco distava Dele e seu amigos já haviam partido para o outro lado do mar. Comecemos então a analisar: O exercício da fé é mostra das marcas e da realidade que não podem ser esquecidas, e o sinal é a nossa gratidão a Deus. O que representa para o homem o sinal da multiplicação dos pães? Era o sinal do agir de Deus ou a ação de um milagreiro fantasioso? O que Deus quer nos mostrar com estas ações, e quais as dificuldades que os discípulos passaram? Primeiro foi a escolha, Jesus instou na travessia do mar, mas o vento era forte e contrário impedindo-os de avançar, não estava no controle deles, estavam em alto mar porque obedeceram ao Mestre. Conosco também é assim, muitas vezes obedecemos a Deus, mas algo diferente do natural aos nossos olhos nos acontece. Por que isto acontece? Provar a nossa fé com ou sem esperança, com ou sem Jesus. Jesus e seus discípulos estavam cansados, pois a hora aera entre três e seis da madrugada e escuro e muito vento. Isto faz parte do curso natural da nossa vida, Moisés antes e durante a saída do povo do Egito teve problemas e grandes que ele não podia dar as soluções e buscava em Deus questionando-O. Este questionamento ou desobediência tem uma causa e um efeito. Deus nos dá o entendimento na obediência e nos faz saber a sua vontade. O apóstolo Paulo teve um problema e clamou a Deus por três vezes que o libertasse do mal, mas Deus lhe respondeu: A minha graça te basta, por isso precisamos estar atentos ao agir de Deus. Problemas imaginários – O que pensaram os discípulos quando viram o barco afundando e viram Jesus andando por sobre as águas. A imaginação dos discípulos, suas preocupações físicas e materiais não tiveram o discernimento da aproximação de Jesus e começaram a pensar coisas para eles absurdas (versículo 26) e começaram a gritar, pois o barco afundava. O comportamento de Jesus sempre foi o do amor e do espírito de oração, pois uma palavra acalmou o vento. Jesus o ama como você é e espera que o aceites o busque e não o abandones e nem vivas pelas tuas imaginações, mas segundo a vontade de Deus. Dúvidas - (TIAGO 1.5-8) A sabedoria está em Deus, o homem que não crê é semelhante a onda do mar impelida e agitada pelo vento. Quando Pedro vai ter com Jesus fora do barco e percebeu que já estava afundando pediu socorro para Jesus. Jesus olhando para Pedro estendeu o braço e o segurou dizendo: Homem de pequena fé por que duvidastes? Que marcas e com que profundidade o amor de Jesus tem marcado sua vida? O que é que fica em nós depois dos sinais? As marcas ficam e não esquecemos dos feitos. Não permitas que nenhuma situação o afaste de Jesus, não importam as situações sejam problemas reais, imaginários ou de dúvidas. Peça a Jesus que o segure, o sustente, o encoraje e o livre de tudo o que possa marcá-lo negativamente na tua incredulidade.
ORAÇÃO - Meu Deus e meu Pai celeste, nesta minha oração eu sinto que ainda me falta muito para agradar-te. Muitas vezes me torno em um Moises questionador, outras vezes em um Pedro inseguro e outras em um Tomé duvidoso. Não permitas Senhor que eu perca a alegria na Tua salvação. Oro agradecido em Cristo Jesus o Senhor. Amém.
ANTONIO LUIZ ZEVIANI



Resumos Relacionados


- Paixão De Cristo

- Veja Quem É Jesus Aos Olhos Dos Profissionais

- Alcançando Os NÍveis Da FÉ

- Transfiguração

- Jesus Aparece A Sete Discípulos



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia