Como você se ver? I
(Mistérios mental - HF)
COMO VOCÊ SE VER? I
Parte I
Se você se der ao trabalho de anotar as opiniões que seus amigos têm a seu respeito e depois as comparar, verá que cada uma delas parece falar de uma pessoa diferente. Será que seu chefe e a mulher dele têm a mesma impressão de você? Até a idéia que você faz de si próprio é diferente do que a maioria pensa a seu respeito.
As opiniões sobre sua personalidade tem importância relativa, mas a idéia que você faz de si mesmo - o auto conceito ou auto imagem - é muito importante. Muita coisa depende de você estar em bons termos com essa imagem, que começa a se delinear na infância, desenvolvendo-se na adolescência, até se estabelecer na idade adulta.
Embora relativa, as opiniões que os outros tem de você pode influir em seu autoconceito. Veja por exemplo o que aconteceu com uma garota que era tida por todos como desajeitada e sem graça. Seus colegas de classe fingiram acha-la muito atraente e, de brincadeira passaram então a disputa-la. O resultado foi muito diferente do que eles haviam imaginado. As atenções dos rapazes deram à garota a impressão de que era estimada. Seu aoto conceito modificou-se de tal maneira que, depois de alguns meses, ela se tornou descontraída e confiante, superou sua aparente mediocridade e acabou se convertendo em uma jovem atraente e requisitada.
Desde o início da infância cada pessoa desenvolve uma idéia do que ela própria acredita ser - sua aparência física, habilidade, aptidões, popularidade e assim por diante. Esse auto conceito afetará seu comportamento durante toda sua vida, influenciando o grau de êxito em todos os tipos de relacionamento.
O auto conceito de um bebê surge gradativamente. Seus primeiros movimentos constituem esforços para explorar e manipular partes de seu próprio corpo. Lentamente ele vai descobrindo a existência separada das pessoas e objetos que o cercam. Apesar de sentir dor e outras sensações, ele não pode localiza-la em seu corpo. Por volta dos doze a dezoito meses, a criança já será capaz de reconhecer seu reflexo num espelho: terá então aprendido a olhar para si mesma.
O auto conceito psicológico desenvolve-se posteriormente, mas emerge aproximadamente do memso modo que o auto conceito físico. Uma criança observa seu próprio comportamento e as relações das outras pessoas para com ela. Sua opinião de si mesma desenvolverá de acordo com o grau de admiração ou sensura que seu comportamento provocar nas pessoas que a rodeiam. Tanto a sensura como admiração, em proporções exageradas, darão à crianca um auto conceito irreal, inclinando-se a se tornar tão vulnerável ou ressentida que isso poderá afetar seu desenvolvimento.
Resumos Relacionados
- Eleve Sua Auto-estima
- O Que é Ser Criança Do Ponto De Vista Psicológico.
- Auto-conceito
- Auto-estima
- Sua Personalidade Diz Tudo
|
|