BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Seis ESTUDOS DE PSICOLOGIA - PIAGET,J
(JEAN PIAGET)

Publicidade
Jean Piaget (1896/1980), psicólogo suíço, tornou-se conhecido pelo seu trabalho sobre o desenvolvimento mental na infância. Ele descreve a evolução da criança e do adolescente em termos de equilíbrio. Estabelece uma comparação entre o crescimento psíquico e o crescimento orgânico, reconhecendo semelhanças entre ambos. Considera o crescimento uma equilibração.
Partindo de uma observação cuidadosa ele concluiu que o desenvolvimento intelectual do indivíduo ocorre em estágios determinados que não podem ser artificialmente alterados ou acelerados.O trabalho dele influenciou os métodos de ensino nas escolas primárias. Segundo ele as Fases do Desenvolvimento Mental e suas características são: I- 1ª FASE - do nascimento até os dois anos de idade - experiências sensoriais e motoras.O desenvolvimento do cérebro se processa até os dois anos e é nessa fase que surgem os problemas de nutrição que podem afetar a criança. II- 2ª FASE - Pré-escolar (dos dois até os sete anos) - dá-se o início do domínio da linguagem. Não corresponde ainda a uma elaboração pessoal de significados. É a fase "pré-conceitual". Ausência da reversibilidade e da separação entre mundo subjetivo e objetivo. Há um desenvolvimento psíquico e intelectual; é através da palavra que estabelece o significante e o significado.O desenvolvimento físico se define como uma resultante da hereditariedade, alimentação, e das condições em que vive. III- 3ª FASE - é a idade escolar que vai dos sete aos onze anos. A criança entra na fase das "operações concretas". Esta fase inclui mais do que manipulação concreta de objetos, e, às vezes é substituída pelas representações mentais. Organiza as realidades que experimenta. Estas três primeiras fases correspondem à Infância. IV- 4ª FASE - se estende dos doze aos quinze anos de idade e corresponde à puberdade num primeira etapa, seguida pela adolescência propriamente dita. É a fase das "operações formais". Tem como característica as operações lógicas, abstratas, a capacidade para dar expressão formal às idéias. Nesta fase é capaz de descrever ou compreender formalmente. Segue-se a idade adulta, onde se pressupõe que a personalidade já está concretizada, moldada. Todo crescimento saudável depende de um saudável desenvolvimento com equilíbrio, respeitando o crescimento físico e mental de cada um.
Formação de um conceito - é uma importante forma de organização da experiência. Representa papel importante como meio de economizar, dirigir e organizar experiências. O conceito se forma através do efeito da experiência na vida psíquica do indivíduo. O conceito é a base para o modo de ver, julgar e agir.



Resumos Relacionados


- Fases Da Vida Segundo Piaget

- Fases Da Vida

- Psicologia Da Educação

- Pequeno Tratado Da Literatura Infantil E Infanto-juvenil

- Distúrbios Emocionais Na Adolescência



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia