Asas de aeroplano
(varos)
Asas aeroplano : o ar da parte superior da asa é de maior velocidade que o da parte inferior , de modo que faça maior pressão na parte de maior velocidade , fazendo que suba ao alto com pressão da parte inferior ( força de sustentação ou ascensional ) . Aumentando a velocidade da aeronave ou o angulo da asa que se move através do ar , aumenta a sustentação . Aumentar o ângulo de ataque o avião levantando o nariz , sendo que ao aumentar o ângulo de ataque , pode causar redemoinhos e a borbulhar na parte superior da asa , perdendo a sustentação , este efeito chama estol , reduzindo o ângulo de ataque e a velocidade do ar da asa aumentada , que logo voltara a sustentação , e o vôo será mantido . Os aviões possuem dobradiças na parte posterior das asas , chamadas de flapes , dando maior sustentação nas baixas velocidades , pois permite abaixa-las , com isto terá maior estabilidade nas aterrissagens e decolagens . Ao decolar a sustentação deve ser maior que a força da gravidade que esta sobre a aeronave ; nos vôos horizontais a gravidade e sustentação tem que estar em perfeito equilíbrio ; ao descer ( aterrissagem ) a força de gravidade tem que ser maior que a sustentação .
Resistencia aerodinamica e impulso : A força de nome empuxo que leva o avião através do ar é produzida no motor . Esta força que mantem o avião em movimento no ar tem que ser grande o bastante e de velocidade suficiente que de sustentação no vôo. A resistência aerodinâmica age contra o empuxo . A maior parte das peças do avião contribuem na resistência aerodinâmica . Já os projetistas trabalham com o objetivo de criar linhas aerodinâmicas que evitam esta resistência do ar , a menor saliência na superfície do avião provoca o chamado atrito superficial . O avião aumenta de velocidade quando o empuxo for maior que a resistência aerodinâmica ; quando o empuxo e menor que a resistência aerodinamica o avião diminui a velocidade . È preciso que a força da gravidade fique igual a sustentação e a resistência aerodinâmica seja igual ao empuxo , com o objetivo do avião voar na horizontal com velocidade e altura constantes .
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