Por que as mulheres compram?
(Lisa Johnson; Andrea Learned)
Já não é novidade acompanhar e analisar o crescente poder de compra (e de influência nas compras) que as mulheres têm desenvolvido ao longo das últimas décadas. De fato, o assunto tem estado em pauta nos últimos anos e com algumas pesquisas em sites e revistas, pode-se facilmente verificar que muitas empresas em diversos segmentos têm trabalhado (e aumentado consideravelmente suas vendas), baseadas em um marketing melhor direcionado ao público feminino, desdobrado em diversas formas de interpretação e tratamento de suas necessidades, anseios e desejos.
Marketing direcionado ao público feminino unido a abordagens para aplicá-lo de forma eficaz são assuntos cobertos no livro, de forma clara, simples e bastante didática. A didática, inclusive, constitui um dos maiores méritos do texto, pois o torna útil no dia a dia daqueles que buscam causar impacto em suas formas de se comunicar, conquistar, vender, atender, fidelizar e tornar mulheres em advogadas de sua causa.
As autoras, Andrea Learned e Lisa Johnson, profissionais em marketing com expertise junto ao público feminino, apresentam logo nos capítulos iniciais o conceito de marketing transparente. Esse interessante conceito é, na realidade, um tanto universal e, por isso, pode ser aplicado a qualquer mercado (feminino ou masculino) em qualquer lugar do mundo. Trata-se de marketing inspirado e orientado pelas especificidades dos clientes que você serve, e não baseado em dados antigos, assunções ou estereótipos sobre o que os clientes querem.
Com exemplos de marketing visível ou transparente, utilizando casos reais originados em diversos segmentos, o livro provê uma interessante análise das mulheres como compradoras, avaliando características geográficas, culturais, étnicas, sócio-econômicas, de faixas etárias, por estado civil e outras. Em conjunto com as análises, apresentam-se sugestões de como atrair a mulher de hoje – economicamente independente, altamente ocupada, muito bem informada, e como sempre – extremamente exigente. Fica claro, também, que homens e mulheres tomam suas decisões de compra baseados em diferentes quesitos e avaliações.
É interessante observar, contudo, que algumas análises são fortemente baseadas na cultura e na realidade americanas. Por este motivo, entrei em contato com a co-autora Andrea Learned e perguntei-lhe se teria algum conselho ou sugestão extra para os marqueteiros que atuam com outras culturas e com públicos femininos influenciados por experiências diversas das exemplificadas no livro.
A resposta de Andrea: “O capítulo sobre segmentação é obviamente muito orientado aos Estados Unidos, mas ele serve como um bom lembrete para que você explore sua própria história e transições sociais, com o objetivo de entender o que caracteriza/influencia o comportamento das mulheres servidas por sua marca. As mulheres podem ser influenciadas por tantos fatores em seu processo de compra, que você deveria considerar todos os fatores que estiverem ao seu alcance”.
Resumos Relacionados
- Principais Comportamentos Do Consumidor
- Os Principais Comportamentos Do Consumidor Ii (continuação)
- Comportamento Do Consumidor
- Ganhando Clientes De Telco Usando Banco De Dados De Marketing
- Os Princípios Do Marketing
|
|