Soa
()
A necessidade de reutilização de códigos, de processos, de usar rotinas já existentes empacotadas como serviços, levou a arquitetura orientada a serviço - SOA. Juntou-se vários serviços já existentes para agregar a um novo tipo de serviço.
SOA é uma estrutura para integrar processos de negócio na forma de componentes seguros e padronizados para serem reutilizados e combinados. Por fim, SOA, permite integrar aplicativos de forma rápida, com redução de custos e em menor tempo de desenvolvimento. Isso oferece flexibilidade e tempo de resposta ágil.
A utilização de SOA é viável nas organizações para que melhore o alinhamento entre a TI e os negócios, ganhando agilidade dos sistemas, aumentando a produtividade, o que oferece o reuso de softwares. Essas são algumas de suas características. No dia-a-dia, utilizar SOA significa ter uma metodologia, apoiada a ferramentas, que descreva processos e identifique os serviços, utilizando-os na forma de novos serviços e aplicações. Podemos entender SOA como uma forma de organizar uma coleção de serviços de modo a permitir reutilização.
Serviço é um recurso que a TI utiliza para alavancar os negócios das organizações. É importante que se entenda e responda às necessidades do cliente. Esses serviços são descritos por 3 modelos: Tarefa (processo de negócio), Entidade (serviço de dados) e Utilitários (serviços genéricos).
Para que o negócio agregue valor, os serviços possuem um conjunto de princípios baseados em atributos e características, entre eles:
- Baixo acoplamento (deve ser completamente independente de outros serviços para realizar sua tarefa)
- Reutilizáveis (não deve carregar as particularidades técnicas de uma implementação específica)
- Abstrair a lógica (a linguagem e suas particularidades devem ficar ocultas dentro do serviço)
- Capazes de se compor (integrar os sistema, juntar dois serviços e acessá-los como se fossem um só)
- Autônomos (tudo o que for necessário para um serviço, deveria estar sob seu controle)
- Evitar alocação de recursos por longos períodos (é importante que execute tudo o que é necessário em uma única chamada ao serviço)
- Possuir a capacidade de serem Descobertos (precisam ser localizáveis onde quer se encontrem)
Além de baixo acoplamento, os serviços devem ter um contrato bem definido e granularidade grossa (sem detalhes) ou fina (com detalhes). SOA requer o nível de granularidade grossa pois esta favorece o reuso.
Adoção de SOA
O caminho feliz para a implantação de SOA, requer alguns cuidados. Primeiro se define quais são os objetivos do seu negócio alinhando com as estratégias e depois se estuda a tecnologia. É necessário criar um projeto piloto, para que não haja impacto no negócio. Testes, treinamentos e controle de versão, devem estar alinhados à gestão de SOA.
Resumos Relacionados
- Significado Dos Negócios
- Por Que Adotar Itil
- Gestão De Serviços E Marketing Interno
- O Feudalismo Hoje
- Marketing Na Captação E Fidelização De Clientes
|
|