Ferramentas de Coaching
(João Catalão e Ana Penim)
Parte I – Razão de ser do livroOs autores sentiram necessidade de criar um livro que reunisse um conjunto diversificado de ferramentas de Coaching, fomentasse a partilha de práticas entre profissionais e ao mesmo tempo estimulasse a iniciação á pratica.È reforçada a ideia de que a melhor ferramenta de Coaching é o próprio CoachPartindo de uma dinâmica de auto – consciência, de estabelecimento de metas, de elaboração e colocação em prática de planos de acção, o Coaching conduz ao êxito, á autonomia, á auto-realização e á performance profissional e organizacional. Conduz, portanto e segundo os autores á mudança efectiva do cliente.Parte I I – 50 ferramentas do Coaching1. Auto – avaliaçãoDeve ser praticado pelo Coach para identificar em si os requisitos necessários á profissão e proceder a uma reflexão sistemática sobre a sua prática.O auto - avaliação permite ao coach o auto desenvolvimento e a formação continua de forma a tornar mais eficaz a sua missão.2. Contracto de CoachingAspectos a ter em conta na elaboração de um contrato de Coaching que deve existir sempre quer quando se trate de empresa quer de individuo singular3. Confiança, Rapport e EmpatiaA confiança e a empatia são mais do que uma ferramenta, pois são elas que constituem a base de qualquer sessão de Coaching. Permitem criar um espaço de segurança, confidencialidade, respeito, congruência e olhar incondicional sobre a realidade do outro.O Rapport diz respeito á capacidade que o coach tem de entrar no mesmo registo do cliente criando um ambiente favorável á comunicação genuína e ao desenvolvimento pessoal e profissional deste. 4. Escuta activaEm Coaching a participação do coach deve ser de 80% escuta activa e 20% intervenção, sobretudo a partir da colocação de Perguntas Poderosas.A importância da escuta activa esta estabelecida pelo ICF como “ a capacidade de se concentrar totalmente naquilo que o cliente está a dizer ou a omitir, de forma a compreender o significado do que é dito no contexto dos desejos do cliente” 5. Escuta estruturadaÉ uma competência que o coach deve ter e que lhe permite não só escutar, mas a também encorajar, clarificar, sintetizar e reflectir sobre o que ouviu.Permite transmitir ao cliente que aquilo que está a transmitir está a fazer sentido a quem o escuta.6. FeedbackO coach fornece de forma genuína e estimulante ao cliente a sua reflexão sobre aquilo que viu e ouviu. O feedback deve ser concreto, com descritivo da acção ou do comportamento a que se refere, procurando eliminar causas subjacentes ou juízos de valor. 7. ReformulaçãoAtravés da reformulação o coach “mostra” ao cliente que ouviu atentamente o que ele disse e permite - lhe fazer um resumo, clarificação ou verificação das ideias expostas, o que permite relançar o diálogo e aprofundar a comunicação com o cliente num patamar superior de entendimento.8. Coaching apreciativoBaseia-se no modelo de inquérito apreciativo de David Cooperrider (1986).Os autores desenvolvem também neste ponto os 5 princípios fundamentais do Inquérito Apreciativo e a sua aplicação ao Coaching Apreciativo bem como a forma como ele se operacionaliza através do ciclo 4 D’s: e iniciando o processo depois da selecção de um tópico ou seja do assunto a ser tratado:• Discovery – inicio de uma dinâmica de exploração a partir de perguntas que focam numa direcção positiva• Dream – Dar sentido as questões colocadas no ponto anterior criando uma nova visão que o cliente possa explorar e experimentar• Design – Pode ser designado como o esboçar de um plano de acção a ser construído ate o cliente estar totalmente satisfeito com o mesmo• Destiny – Operacionalização das acções definidas no momento anterior9. Perguntas poderosasA essência do Coaching reside nas perguntas poderosas e a sua excelência reside na capacidade de as colocar. O âmbito das perguntas deve ser alargado coach até á efectiva mudança pessoal por parte do cliente.As perguntas poderosas são breves e claras e iniciam – se normalmente por:• O quê?• Quando?• Quem?• Onde?Segundo os autores as perguntas poderosas activam a tomada de consciência e só através da tomada de consciência é possível a mudança.10. Feedback 360’As ferramentas de recolha de feedback a 360’ são geralmente utilizadas no inicio de processos de Coaching de liderança.São bastante diversificadas de acordo com a sua origem ( Ex: ESCI, CHECKPOINT 360’ FEEDBACK SYSTEM)
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