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Apontamentos: SERGIO BUARQUE DE HOLANDA TEXTO E CONTEXTO
(SERGIO BUARQUE DE HOLANDA)

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SERGIO BUARQUE DE HOLANDA

Vida e obra

O homem
TEXTO E CONTEXTO

"A criação da identidade nacional."

In : Outros Caminhos,
p.68-78
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

Paulo Prado - Retrato do Brasil 1928: obra marcada pela inovação e pelo conservadorismo; o Brasil visto pelo sob o viés cultural e com base nos sentimentos de luxúria,cobiça, tristeza, romantismo e visto pelos portugueses como um degredo ou como um purgatório.
GILBERTO FREYRE
"Casa Grande e Senzala - 1933
marco inaugural da análise da cultura brasileira, procura caracterizar a família patriarcal , considerada como a célula da sociedade escravista colonial. A mestiçagem como marca distintiva da civilização brasileira.
S. Buarque de Holanda
- "Raízes do Brasil" - 1936
Obra marca o início de uma história cultural madura e rigorosa do ponto de vista teórico e metodológico
Raízes do Brasil
As raízes ibéricas da tradição colonial brasileira são vistas sem traço de nostalgia ou grandeza, como entraves à democracia; legou excessiva ruralização e o personalismo.
Historiografia brasileira

Vertente culturalista

Escritores, pensadores, estudiosos que procuram entender a História do Brasil pelo viés cultural.
Importante influência nos rumos da produção histórica nacional.
O Texto

Raízes do Brasil analisa os fundamentos do destino histórico brasileiro a partir de nossas origens européias, da colonização, do personalismo e da falta de coesão social da nossa cultura.
A tipologia
básica do livro separa:
- o trabalhador do aventureiro;
- a escravidão
- o homem cordial e a revolução brasileira.
PERSPECTIVAS
-sociológica e psicológica, com um objetivo político;
-ao estudar o passado, tenta ver o nosso futuro;
-busca a identidade nacional, a essência do homem brasileiro.
Fronteiras da Europa

Mostra que os países ibéricos são menos europeizados... Cada homem tinha que depender de si próprio. Homens mais flexíveis.
Trabalho e Aventura
Portugueses homens que buscaram o mar... O aventureiro e o trabalhador.
O gosto pela aventura foi que possibilitou a colonização.
Brasileiros: não solidários; a preguiça; a violência nas senzalas.
Herança Cultural
A estrutura da sociedade colonial é rural. Os senhores tinham domínio sobre os seus súditos. A abolição da escravatura grande marco da nossa História.
Segunda metade do séc. XIX, grande desenvolvimento urbano.
Semeador e o Ladrilhador
- realiza comparação entre a colonização espanhola e portuguesa.
- Portugueses: corajosos e prudentes; maior flexibilidade social; todos queriam ser nobres; preocupados com as aparências;
-Igreja = braço do poder secular
-Vida intelectual menos desenvolvida
- forte presença da índia como matriarca da família
- aversão às virtudes econômicas, comércio e indústria
O HOMEM CORDIAL

As relações da família patriarcal, rural, colonial foram ruins para a formação de homens responsáveis.
Gerou dificuldades para distinguir o público do privado
O homem cordial:
é aquele generoso, de bom trato, que para confiar em alguém precisa conhecê-lo primeiro. Todos são amigos em todos os lugares. O rigor é totalmente afrouxado. A intimidade chega a ser desrespeitosa; ex. Chamar pelo sufixo "inho", apelidos,etc.
O Brasil constitue uma sociedade onde o Estado é apropriado pela família, os homens públicos são formados no círculo doméstico, os laços familiares são transportados para o ambiente do Estado; o homem age mais pelo coração e tem medo de ficar sozinho.
Novos Tempos
Há na sociedade brasileira um apego muito forte ao recinto doméstico.
Há um grande desejo em alcançar prestígio e dinheiro sem esforço.
A democracia é um mal entendido.
Nossa Revolução
A revolução brasileira é um processo demorado.
Marco: abolição da escravatura
Brasil: país pacífico e brando
Com a cordialidade dificilmente chegaremos a revolução.



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