Sun TZU - a arte da guerra para executivos
(Donald G. Krause)
Basicamente o sucesso na guerra e nos negócios está baseado na LIDERANÇA.
A ideia central de Sun Tzu é que as batalhas ou as competições são vencidas pela ORGANIZAÇÃO ou pessoa, em primeiro lugar, tenha a maior vantagem competitiva e que, em segundo lugar, cometa o menor número de erros.
O general ideal vence a guerra antes de iniciar a luta. O caráter é a base da liderança. As pessoas que querem liderar devem cultivar durante muito tempo as características de liderança.
Para sobreviver, os seres humanos necessitam ser flexíveis e adaptáveis em resposta a estas mudanças. Daí a necessidade de mudança CONTÍNUA e melhora CONTÍNUA.
As maiores batalhas nos dias atuais ocorrem na mente ou no interior de uma pessoa. No mundo das ideias vencerão aqueles que usarem com eficácia as armas da informação para atacar e para se defender. Mantenha seu oponente em dúvida.
Os cinco fatores básicos para competição no mercado de negócios são: caráter, ambiente, estrutura, liderança, informação. Aqueles que o dominarem, vencerão.
Toda vantagem competitiva se baseia na execução de planos. Uma execução fraca pode estragar ótimos planos. Uma ótima execução salva planos medíocres.
Procure continuamente novas abordagens e métodos, novos seguimentos de mercado e diferentes clientes. Mesmo com produtos bem-sucedidos, procure novas aplicações entre clientes novos e antigos e entre aqueles que ainda não foram considerados.
Em circunstâncias onde seu concorrente for forte, desenvolva produtos e serviços inovadores.
A INOVAÇÃO é a arma da qual ninguém pode se defender. As perguntas cuidadosas podem revelar os pontos fracos de seu concorrente. Pense em como atender melhor a necessidade de seus clientes.
Consiga melhores informações sobre quem usa seus produtos, assim você cria novos produtos que atendam necessidades não identificadas antes do concorrente.
As ações competitivas devem ser mantidas com recursos pessoais e da organização. O recurso mais importante é sua criatividade e o compromisso de seus funcionários.
As estratégias que desperdiçam tempo e esgotam recursos nunca funcionam. Somente aqueles que valorizam o conhecimento obtido de rápidos fracassos podem conseguir sucessos duradouros.
A informação precisa e na hora certa é o âmago de competição bem-sucedida. Informação ultrapassada é recurso perdido.
Conseguir os recursos do seu oponente é melhor do que destruir sua reputação ou sujar sua imagem.
Destruir não gera frutos, nem ganhos.
O executivo hábil tira vantagem de seus concorrentes, do ponto visto dos elementos, sem recorrer a batalhas frontais ou longas campanhas.
Quando um executivo é indicado para uma posição de autoridade baseada em fatores que não tem nada a ver com a habilidade os funcionários ficam céticos e desconfiados.
Um líder que não carrega o peso de regras complicadas ou de uma equipe problemática, vencerá.
São elementos de estratégia: identificar oportunidades; coletar fatos; analisar alternativas; julgar a adequação; e atuar.
A direção de um grupo grande ou pequeno é uma questão de organização apropriada.
Quanto ao chão é irregular e aplicamos uma força, o cascalho se move facilmente.
Por isso, um executivo hábil cria situações irregulares que atua, em seu favor; e então, momento certo, lança sua equipe escolhida contra o concorrente, como se fosse cascalho rodando por uma montanha abaixo.
Nunca aja se não se sentir preparado!
Investir recursos para serem usados em uma situação competitiva específica tira estes recursos de usos alternativos. O dinheiro e a mão-de-obra já destinados para um conflito não podem ser usados para outro.
Existem 4 fontes que podem ser utilizadas para receber e transmitir informações: fontes gerais, informação interna, contra-informação e infiltrados.
Combinado estas quatro fontes de informação, ninguém pode saber como sua informação é obtida ou providenciada. Assim, fica criada uma poderosa porém, misteriosa rede. Esta rede é o ativo mais precioso do presidente da empresa.
Converter os próprios agentes da concorrência nos fornece uma vantagem crucial. Por isso, devemos premia-los com lucros, guia-los e protege-los. Assim, farão parte da nossa rede de contra-informação.
A motivação e o compromisso são as chaves para a liderança. Sun Tzu nos diz que as pessoas se motivam com expectativas de lucro. Quando você encarar obstáculos e desafios, direcione a atenção de seus clientes para os benefícios do sucesso. Não lhes diga nada a respeito de riscos envolvidos, porque isso os desmotivará. Para atrair sua atenção, dê-lhes metas claramente definidas e valiosas recompensas. Trate bem as pessoas. Treine-as cuidadosamente. O sucesso da organização se constrói sobre o sucesso individual de seus membros.
Resumos Relacionados
- A Arte Da Guerra Aplicada Ao Marketing
- Sistema De Informação
- Sistemas De Informação Gerenciais
- Marketing De Relacionamento
- A Atualidade Pede LÍderes Aberto
|
|