Manual de Comportamento Organizacional e Gestão: Capítulo 2
(Cunha; M. P.; Rego; A.; Cunha; R. C.; Cabral-Cardoso; C.)
O surgimento das grandes organizações e da profissionalização da gestão marcam a história industrial moderna. Isto não quer dizer que antes deste período não houvessem grandes empreendimentos, pois para alguns autores, como Kieser, os primeiros esboços da gestão de forma sistematizada apresenta-se nos mosteiros medievais. Considera-se, apenas, que a profissionalização da gestão não estava presente e que passou a moldar significativamente o estilo de vida das sociedades industrializadas. Este capítulo resgatam seis grandes teoriasem ordem cronológica, embora destaquem que todas, de um a forma ou de outra, coexistem nos modelos atuais.
(1) Melhoria industrial (1870-1900): Normativa, tem início em 1870 nos caminhos de ferro, prevendo a construção de bibliotecas, áreas de recreação, participação nos lucros, melhoria das condições estéticas e sanitárias das indústrias em torno das quais se formava uma comunidade.
(2) Gestão Científica (1900-1923): Racional, apesar da dubiedade é creditada a Frederick Taylor por meio do Livro Os princípios da Gestão Científica que tinha três objetivos: (i) ilustrar as perdas relacionadas com a ineficiência; (ii) aplicar princípios científicos para melhorar a eficiência; (iii) justificar que a gestão deve se basear em princípios.
Cinco princípios de Taylor (bottom up):
Responsabilidade da organização do trabalho deve ser do gestor
Métodos científicos para estruturar a divisão das tarefas.
Seleção dos melhores trabalhadores para as características do posto.
Treinamento para melhorar a eficiência.
Desempenho dos trabalhadores deve ser monitorado.
Princípios de Fayol (top down), com seis grandes funções organizacionais:
Operações técnicas.
Operações comerciais.
Operações financeiras.
Operações preventivas.
Operações contabilísticas.
Operações administrativas.
Fayol destaca que é necessário Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. A burocracia serve de controle na base do conhecimento, com características da autoridade, procedimentos e da relação de emprego.
Obedecem apenas aos deveres de sua função.
Têm sólidas competências.
São remunerados de forma fixa com base na função.
A função é sua única e mais importante atividade.
Sujeitos a disciplina e controle estritos e uniformes.
(3) Relações Humanas (1923-1955): Normativo, os trabalhadores são seres sociais movidos por necessidades de pertença e aceitação, usando o principal exemplo do caso de Hawthorne. Surge a partir desta teoria disciplinas como CO, GRH e as Relações Industriais.
Marcas de Hawthorne:
Grupo como unidade de análise.
Conciliação das dimensões formais e informais da organização.
Criação do modelo Homem Social.
Participação dos trabalhadores em decisões que os afetam.
Importância do líder na satisfação do grupo.
Relevância do elemento humano.
(4) Racionalismo Sistêmico(1955-1980): Racional, conjunto de respostas às condições envolventes ignorando as premissas das relações humanas. Era tempo de ação e não de devaneios presentes no modelo anterior.
(5) Cultura Organizacional (1980-1993): Normativo, rebate o racionalismo sistêmico argumentando que a ênfase na racionalização e no calculismo diminui a lealdade e o empenhamento das pessoas.
(6) Racionalismo Radical (1993-...): Racional, reengenharia de processos produtivos, possibilitando a otimização dos fluxos de trabalho, da produtividade e o aumento da satisfação do cliente.
Premissas:
Achatamento da estrutura organizacional.
Ênfase na avaliação dos resultados e não na atividade.
Departamentos convertidos em equipes.
Menor controle.
Em menor ou maior escala todas estas teorias continuam presentes em diferentes modelos de gestão, dependendo das atividades de produção e também das regiões de instalação.
Entretanto, as teorias da organização seguem sua evolução, prenunciando um novo caminho, por força de diferentes correntes, entre elas:
Gestão do conhecimento, normativo, considerando o estilo e a qualidade de vida das sociedades industrializadas. Ainda não se sabe exatamente a que se refere, porque ainda cabe responder o que é conhecimento organizacional, para pensar em como geri-lo.
Organizações Positivas, normativa, focalizada em matérias sociais e humanas.
Organizações autentizóicas.
Empresas vivas.
Empresas amigas da família.
Organizações virtuosas.
Melhores empresas para trabalhar.
Trabalho com significado.
Responsabilidade social nas empresas.
Organizações positivas.
Neste percurso, CO como disciplina surge na década de 1960 no seio das escolas de administração, hoje denominadas de gestão.O capítulo apresenta, em seu início, uma lista com os 25 livros mais influentes de gestão. Ao final, no complemento 1 traz um quadro explicativo de 100 anos de gestão, com começo em 1900. No complemento 2 apresenta os 50 nomes que marcaram a gestão no século 20.
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