Lógica
(João Silvério)
Usando a lógica
Dentre as diferentes matérias que eu já me envolvi em estudo, uma das mais interessantes, com certeza, é a lógica. O conceito sobre lógica hoje é muito fundamentado na linha da tecnologia, pelo fato de todo sistema computacional, seja qual for o método de comunicação física, é baseado na lógica.
Antes de entrar em detalhes, vou explicar o conceito básico da lógica.
De acordo com o dicionário a palavra lógica vem do grego clássico "logos" que significa idéia e é uma ciência de índole matemática fortemente ligada à filosofia.
Isto mesmo, matemática ligada a filosofia. Vamos então calcular idéias com intuito de obter respostas, filosofar.
De acordo com a lógica toda e qualquer pergunta pode apenas ter duas respostas, verdade ou falsidade. Sim ou não. Simples assim. Usando este método, e sim é um método, pois é uma ciência matemática, você pode criar outra pergunta para cada afirmação, caso "Sim" e caso "Não" gerando assim um circuito de idéias, pois para cada pergunta sem resposta conclusiva afirmativa e negativa, será criado uma pergunta nova. O problema é que nem toda análise lógica criara em um circuito de idéias algo conclusivo e possivelmente não encontará um fim para sua definição lógica.
É mais fácil do que parece, por exemplo, se você quer criar uma análise lógica para seu café da manhã você pode seguir o seguinte raciocínio:
Possibilidade 1: Vou tomar café da manhã? Caso Sim > Sentarei na Mesa? Caso Sim > Comerei Pão? Caso Sim > Tomarei Café? Caso Sim >Estou satisfeito? Caso Sim > Fim do café.
Possibilidade 2: Vou tomar café da manhã? Caso Sim > Sentarei na Mesa? Caso Sim > Comerei Pão? Caso Sim > Tomarei Café? Caso Não >Fim do café
Possibilidade 3: Vou tomar café da manhã? Caso Sim > Sentarei na Mesa? Caso Sim > Comerei Pão? Caso Não> Fim do café
Possibilidade 4: Vou tomar café da manhã? Caso Sim > Sentarei na Mesa? Caso Não> Fim do café.
Possibilidade 5: Vou tomar café da manhã? Caso Não > Fim do café.
Entenda que as possibilidades são imensas, você simplifica suas respostas em verdadeiras ou falsas some isso a uma capacidade imensa em criar cálculos rápidos e memorizá-los e você terá "tecnologia da informação". O Conceito da lógica somente pode ser aplicado a computação quando o mesmo for limitado a um fim. Os circuitos lógicos para verdade são 1 e falsidade 0, onde um significa "Corrente elétrica presente em uma marcação de tempo" e zero "Corrente elétrica nula em uma marcação de tempo". Até agora em conceitos lógicos já houve grandes avanços para aumentar o tamanho deste circuito, ocupar menos espaço físico, aumentar a capacidade de memorizar os caminhos percorridos pelos circuitos, criar rotinas novas e mais funcionais, aumentar a velocidade de calcular o que já é impressionante. Em idéias mais ocultas e sem aplicações mais práticas já temos rotinas que ao invez de encontrar um fim pode optar por voltar a outra rotina anterior ou saltar para outra rotina, mas ainda são circuitos limitados a ponto de se dizer que existe uma "inteligência artificial".
Eu começaria a pensar em uma similaridade a um poder de escolha de caminhos criando em uma destas rotinas um curto circuito implementado com dois caminhos aplicados em um tempo incerto no mesmo momento, um destes caminhos tendendo ao fim da rotina, seria uma "escolha" entre continuar funcionando ou não pois haveria dissipação de energia, criação de campo magnético e geraria um mal funcionamento, mas manteria-se a rotina de dois caminhos. O ser humano foge da lógica quando pensa em inteligência artificial no conceito mais profundo, isto ocorre pela principal falha humana, não crer naquilo que não se pode ver, medir. Milhões de possibilidades podem ocorrer em uma explosão. Como definir o que irá acontecer? Talvez apenas aprender a conter os danos a ponto de controláveis.
Calma, mantenha a lógica. Verdade ou falsidade, um passo de cada vez.
Resumos Relacionados
- Qual é A Lógica Informal?
- O Email Vem Antes Do Café Da Manhã.
- Mitos Ou Verdades?
- Definição De Argumento
- Qual é A Lógica Matemática?
|
|