Manual de Comportamento Organizacional e Gestão: Capítulo 4
(Cunha; M. P.; Rego; A.; Cunha; R. C.; Cabral-Cardoso; C.)
CAPÍTULO 4: Comportamento organizacional, disposições, situações e percepções.
Segundo os autores o comportamento organizacional sofre influências de três tipos determinantes ambientais, sendo eles os (1) fatores disposicionais, os (2) fatores situacionais e a (3) perspectiva interacionista. Discutem as principais causas do comportamento humano, a relevância das características individuais, como inteligência, a auto-estima, entre outras. Também discorrem sobre as aptidões cognitivas, fazendo uma ligação entre os fatores disposicionais e situacionais.
1. Fatores disposicionais: entenda-se como disposições as tendências para responder a situações ou classes de situações de uma forma particular e pré-determinada. São as características psicológicas, que incluem as características de personalidade, as necessidades, as atitudes, as preferências e os motivos. Podem ser variáveis. O que é personalidade: qualidades psicológicas que influenciam os padrões de comportamento típicos de um indivíduo de uma forma distintiva e consistente através de diferentes situações ao longo do tempo.
Matriz de Personalidade de Myers-Briggs, considera que modos consistentes de pensar se desenvolvem com a formação e experiência.
Duas Dimensões:
PERCEPÇÃO: descobrir qual o problema
o Sensitivos: obtém a informação por meio dos sentidos.
o Intuitivos: apreendem os significados fora dos sentidos.
JULGAMENTO: decidir o que fazer
o Pensativa: decide de forma lógica considerando causa e efeito.
o Sentimental: considera o que é importante para si e para os outros.
Duas Dimensões:
PREFERÊNCIA PELO MUNDO INTERNO OU EXTERNO:
o Extrovertidos: interessados e a vontade para trabalhar com pessoas e coisas
o Introvertidos: interessados e confortáveis em trabalhar com idéias e atividades realizadas na “cabeça”.
* Segundo este modelo tem-se 16 tipos de personalidade com características distintas que indicam pré-disposições individuais, ajudando as empresas a desenvolver programas de relacionamento.
Os Cinco Grandes (big five): procuram explicar comportamentos relevantes no contexto organizacional, que por meio do penta-modelo considera que a personalidade pode ser descrita em função de um conjunto de cinco dimensões:
o Extroversão ou afetividade positiva, sociáveis, ativos, faladores e gregários, importantes em equipes auto-geridas
o Neuroticismo ou afetividade negativa, ansiedade, depressão, ira, embaraço, insegurança.
o Amabilidade, cortesia, flexibilidade, confiabilidade, cooperação, perdão, tolerância.
o Conscienciosidade, responsabilidade, organização, perseverança, capacidade de trabalho, orientação para resultados, comportamentos de cidadania.
o Abertura à experiência, imaginação, curiosidade, originalidade, inteligência, sensibilidade artística.
Outras características de personalidade
o Locus de Controlo Externo: acredita que tem pouca influência sobre o que lhe acontece. Desvantagem no mundo do trabalho.
o Locus de Controlo Interno: acredita que pode influenciar as coisas que lhe acontecem. É mais facilmente motivável, levando vantagem no mundo organizacional.
o Auto-monitorização: pessoas com elevada são adaptáveis a lugares onde a interpretação de pistas externas e a adaptação a essas pistas é importante. Com baixa são adaptáveis em postos onde a capacidade de expressar a opinião própria é importante, independentemente do contexto.
o Auto-estima:
o Auto-eficácia: convicção de ser capaz de executar o comportamento necessário para obter determinado comportamento, originados em sucessos anteriores, experiência vicariante, persuasão verbal e estimulação emocional.
o Tipos de personalidade A e B: o primeiro é acelerado, o segundo tranqüilo.
o Tipos C e D: o primeiro e agradável, porque suprime seus sentimentos em favor da situação; o segundo tem traços de afetividade negativa e inibição social
o Necessidades de sucesso, afiliação e poder.
* Estudo de Judge e Bono concluiu que um conjunto de características pessoais positivas tem impacto sobre a satisfação com o trabalho e o desempenho, sendo a Auto-estima, a Auto-eficácia, o Locus de controlo e a Estabilidade emocional.
Aptidões, aquilo que a pessoa é capaz de fazer
o Aptidões cognitivas: inteligência é uma das aptidões cognitivas, relacionando-se ao elevado desempenho quando aliada a motivação.
o Inteligência geral e prática: a interação entre as duas produz bons resultados.
o Outras aptidões cognitivas: inteligência verbal, inteligência numérica, capacidade de raciocínio, capacidade dedutiva, capacidade de aprender relações, capacidade de memorização, capacidade espacial, capacidade perceptiva.
o Aptidões físicas: integram as capacidade psicomotoras e as capacidades físicas em sentido estrito.
o Gestão das aptidões se dá por meio da seleção, da colocação e da formação.
2. Fatores Situacionais:
Determinismo Social: o contexto desempenha um papel fundamental no comportamento em geral, incluindo o organizacional. As situações influenciam o comportamento ao tornarem possíveis algumas escolhas e eliminarem outras. Destacam-se as influências sociais, a cultura, o clima organizacional, influências técnicas, etc.
Fatores situacionais: hardware, que representam fundamentalmente a estratégia e a estrutura da organização; software, inclui os 3Ps, propósito, pessoas e processo, incluindo valores, motivações e compromissos individuais.
3. Perspectiva Interacionista: advoga que o comportamento das pessoas resulta de uma interação entre indivíduos e situações.
Ações = personalidade x situações
Pessoas fazem o contexto que faz as pessoas que fazem o contexto
Evitando guerras e trincheiras
O capítulo analisa as causas do comportamento organizacional, basicamente sob a ótica disposicional e situacional. Entretanto, ao final apresenta uma visão interacionista entre as duas correntes, que corresponderia a uma representação mais próxima da realidade.
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