Livro de Psicologia internacional. escolar
(Ivone; Ines; Marlene - ISPA)
Livro da Psicologia Internacional Escolar
School Psychology Internationally: a Synthesis of Findings. The Handbook of
international School Psychology. 2007.
Este é um capítulo conclusivo que fornece uma breve síntese das descobertas efectuadas no campo da psicologia escolar internacional, sublinhando as semelhanças e diferenças mais proeminentes entre os 43 países tendo em atenção certos desafios que a disciplina pode enfrentar nos anos vindouros.
Dada a diversidade de países onde os serviços da psicologia educacional actuam, os seus contextos, infra-estruturas disponíveis e a própria preparação dos psicólogos educacionais são muito diversificados.
Diferenças na aplicação da disciplina podem ser encontradas influenciadas por diversos factores contextuais tais como tais como:
Os sistemas de educação: no geral encontra-se mais estabelecidos nos países classificados com grande desenvolvimento providenciando uma educação universal a todas as suas crianças.
- Características demográficas: derivado ao tamanho, a localização dos países e á sua densidade populacional
- Características económicas: derivado a uma maior riqueza ou pobreza dos países
- Origens, historia e status das escolas de psicologia internacionais: as escolas surgiram nos estados unidos e em alguns países da Europa devido ás preocupações de pais e pedagogos com o facto de algumas crianças demonstrarem mais dificuldades em aprender do que outras
- Ratio entre psicólogos educacionais e estudantes: torna-se difícil e estimar.
- Ratio de género e de títulos entre a população dos psicólogos educacionais: a maioria destes profissionais pertence ao género feminino estimando-se numa percentagem de 80%, chegando mesmo aos 100% em alguns países.
A nível de infra-estruturas os factores que influenciam são:
- As associações de psicólogos educacionais: a força da disciplina num pais relaciona-se directamente com a presença nacional de das associações que representamos seus membros, a existência destas associações por sua vez relaciona-se directamente com a tradição de usar os seus serviço e com o numero de profissionais a actuar neste campo.
- Os assuntos licenciados e certificados: a psicologia educacional tem mais força quanto maiores forem as medidas existentes em cada país no sentido de certificar e licenciar os profissionais, e no sentido de atribuir-lhes missões no sistema educacional.
A nível da formação académica dos profissionais:
- O critério de admissão no curso:
Os países com standards mais elevados de actuação destes profissionais por norma exigem aos estudantes que tenham uma formação graduada prévia normalmente em psicologia e só depois podem aceder a uma graduação em educação.
- Os programas e próprio conteúdo dos cursos:Embora diverge de cultura para cultura e próprias escolas as bases programáticas da disciplina é relativamente semelhante.
A nível de papeis, funções e responsabilidades dos psicólogos internacionais:
- As semelhanças entre os conteúdos programáticos das graduações em psicologia da educação parecem traduzir uma semelhança nos serviços providenciados pelos seus profissionais, onde o cerne desta actuação se prende com serviços directos e indirectos prestados aos pais educadores e professores, actuam nas escolas ou sistema escolar e em investigação.
O autor foi chamado a pronunciar-se sobre os assuntos da actualidade que podem ter impacto na psicologia educacional internacional, no seu estado actual, possíveis implicações no seu futuro e sobre as expectativas e preocupações com a disciplina, pelo que aborda os seguintes temas e implicações:
- As influencias económicas nos serviços disponibilizados e prestados pelos profissionais da psicologia da educação: a força desta especialidade tem a ver directamente com a saúde económica de cada pais e com o seu compromisso em usar a saúde para promover a educação nas crianças.
- Os sistemas educacionais e os serviços prestados em psicologia da educação: o compromisso do país em apoiar as crianças com necessidades especiais no sistema de educação público constitui um barómetro na necessidade e apoio de serviços escolares de psicologia da educação.
- Condições de contratação e trabalho: são consideravelmente diferentes de país para país e ate de interior para o litoral no mesmo país, é necessário proceder a uma melhoria neste aspecto mesmo nos países mais desenvolvidos nesta área
- Papeis e responsabilidades do profissional
- Diversidade de serviços disponibilizados e testes standard aplicados:
- Pesquisa na área:
Estes papeis e responsabilidades, diversidade de serviços disponibilizados e testes standard aplicados têm vindo a mudar com o passar do tempo e a própria mudança natural das sociedades em si, o autor refere que é preciso que o profissional da psicologia da educação deve se manter em constante formação e se readaptar aos novos contextos e papeis que vão sendo criados pela mudança natural dos tempos. Para isto a manutenção da pesquisa na área é fundamental e o autor chama a atenção para a necessidade de aumentar os meios de pesquisa pois considera que os recursos actuais são parcos face á crescente importância desta disciplina.
Conclusões:
Cada vez mais a actuação dos profissionais de psicologia da educação é solicitada para promover a saúde mental e educacional, o bem-estar das crianças e jovens nas suas escolas, famílias e comunidades. Apesar das preocupações com o desenvolvimento da disciplina todos os autores se mostram consensuais na promoção da importância da saúde mental e educação das crianças.
Quase todos os países revelam um aumento dessa importância através do número crescente de profissionais que se forma nessa área, reflectindo a confiança do sistema escolar e outros empregadores nos serviços disponibilizados pelos profissionais da psicologia da educação. É inquestionável o valor da contribuição destes profissionais nas vidas das crianças, jovens, seus pais, professores e outros profissionais relacionados com estes.
No entanto sublinha-se que muito ainda á a fazer no campo da investigação e da aplicação pratica e da sensibilização da importância destes profissionais.
Resumos Relacionados
- Como Procurar Um Psicólogo?
- O Fim Da Pedagogia
- Introdução à Psicologia Da Saúde
- Relatorio De Psicologia Escolar
- Formação Inicial E Contínua Dos Professores
|
|