Os PROFETAS DA CIÊNCIA
(D.S. HALAY JR.)
Ciência é o estudo das leis naturais que regem o Universo, e que independem do homem. mas é através dele que elas se tornam conhecidas e são aplicadas para o progresso da humanidade. Em "O Profeta da Ciência", o autor apresenta de forma didática, nomes de destaque na área científica que contibuiram para os grandes avanços e deixaram seus nomes relacionados com as leis estudadas. Destaque para:
Gregor Mendel, o monge que teve a curiosidade despertada pelas cores e formas dos seres vivos: - porque temos olhos azuis? cabelos ondulados? pele mais ou menos escura? Ele se tornou conhecido pelo estudo das ervilhas definindo regras da natureza. e daí estabeleceu três leis de hereditariedade, antecipando de certa forma a genética.
Erneste Mach -que contribuiu para a determinação dos voos supersônicos, vinte anos antes de haver aviões. O "O N° de Mach" sobre os limites de velocidade das aeronaves rompendo a barreira do som, permitiu o aperfeiçoamento dos aviões (Mach 1 = velocidade do som).
Christian Johann Doppler, físico e matemático deu seu nome a alguns termos utilizados na navegação, na eletrônica e em voos espaciais - o "efeito Doppler". Concentrou seus estudos na luz e no som como são percebidos e seus efeitos.
Hans Geiger e seu contador de Radiações - despertaram o mundo para uma nova realidade - a de perceber e medir a radiatividade. Encontrar urânio no pós guerra, a construção da bomba atômica, a radiação nas plantas; a medicina também se beneficiou com a "bomba de cobalto", inúmeras pesquisas e testes científicos, com naturalmente acidentes que marcaram a era da energia nuclar.
Gustavo Gaspar de Coriolis, cientista voltado para a observação do movimento, desenvolveu o estudo do Movimento Relativo dos Corpos, como a rotação da Terra e também das bolas do jogo de bilhar. O "efeito Coriolis" pode ser observado por ex., em um carrossel onde é colocada um bola - ela não vai exatamente para a direção que deveria ir; ela sofre um deslocamento curvo. O mesmo ocorre com a Terra e com qualquer projétil lançado para o espaço. E, até as margens dos rios sofrem a ação desse desvio de acordo com o hemisfério em que correm; as massas de água dos mares, as nuvens, etc.,idem.
Andrija Mohorocicic - enquanto alguns se voltam para o espaço, outros querem saber o que se passa sob a crosta terrestre, como este cientista que se propõe perfurar a Terra até atingir seu núcelo - o "projeto Mohole". Várias organizações científicas foram movimentadas para dar continuidade ao projeto e estudar a famosa "descontinuidade Moho" descoberta por ele em 1909. Muitas perfurações de poços petrolíferos inclusive sob os oceanos deram partida ao projeto ambicioso de atingir o núcleo da Terra.
James Van Allen e os Cinturões de radiações - devemos a ele, entre diversos estudos científicos, a mensuração da radiação, do magnetismo e dos raios cósmicos. Em sua biografia consta seu trabalho e contribuição para o lançamento do primeiro satélite (Explorer I) americano. Experimentos levaram à descoberta de dois cinturões de radiação eletromagnéticas ao redor da Terra: um com radiação máxima de 3.200 km e outro a 16.000 km no espaço. Eles receberam o nome de "Cinturões de Van Allen".
Alfrede Nobel - O Homem e o Prêmio - é um relato biográfico do cientista e inventor que dedicou a vida ao desenvolvimento de explosivos cada vez mais potentes. No fim da vida quis redimir-se da contribuição para tantas guerras e tragédias. Em seu testamento destinou toda sua fortuna para ser destinada a premiar o progresso da ciência, da realização literária e das ações pacíficas - é a Fundação Nobel - e o "Prêmio Nobel" que já foi atribuido a inúmeros cidadãos, incluindo alguns que desenvolveram programas com energia nuclear.
No Epílogo relaciona grande número de cientistas que se destacaram nas mais variadas áreas científicas: Medicina (Mesmer, Louis Pasteur), calorimetria (Kalvin), ótica (Lambert, e Nicol), matemática (Diofanto na Grécia, Kurt Godel da Áustsria), física (Enrico Fermi, Itália, Marie Curie da Polônia), ciência nuclear (Sir William H. Bragg da Inglaterra), psicologia, psicanálise ( S. Freud), Genética,(Mendel), eletricidade,(Maxwell), astronomia(J. Kepler), botânica , zoologia (Lamark), geologia, televisão, telegrafia, eletrônica, cartografia (Mercator), química (Mendeleev - Rússia com a tábua de Mendelev), etc.
Resumos Relacionados
- Os Cientistas - Tales (de Mileto)
- Lord Rutherford Biografia
- Nazismo. Sobrou Uma Semente?
- Biodiesel Meio Ambiente
- Definição De Ciências Naturais
|
|