Resenha Crítica do Filme Salvador
()
Resenha Crítica do Filme Salvador
Salvador é um filme baseado em fatos verídicos que ocorreram na década de 1970 em pleno período da ditadura militar na Espanha. O jovem universitário Salvador Puig Antich adere os ideais anarquistas para se opor ao governo ditatorial de Francisco Franco. Neste sentido, ele e um grupo de amigos passam a assaltar bancos para fazerem justiça social, uma vez que, investem o dinheiro roubado para ajudar os grevistas e para produzirem material publicitário contra o governo franquista. Podemos dividi-lo em três momentos: o primeiro momento do filme passa em torno da formação e organização do grupo anarquista até as ações bens sucedidas dos jovens que vão se especializando a cada novo assalto a bancos. O segundo momento ocorre a partir de um confronto violento entre o grupo e a polícia espanhola, desde então os mesmo, são investigados, descobertos. E numa emboscada o protagonista do filme o Salvador é preso, mas não sem um confronto, na tentativa de escapar! O grande problema é que nessa ocasião ele acaba baleando e matando um policial, como conseqüência o jovem é condenado à pena de morte, após sair do hospital, uma vez que, o mesmo também foi ferido nesse confronto. E o terceiro e último momento gira entorno da sua prisão e dos conflitos pessoais, dos familiares e dos amigos que desejam livrá-lo da pena de morte. O interessante é que no passado pai desse rapaz, também havia sido condenado a pena de morte, mas na última hora ele conseguiu o perdão do governo, esse detalhe, aumenta esperança de Salvador, da família e dos amigos de que o tão esperado perdão chagará, nem que seja na última hora.
É um filme marcante, de grande sensibilidade que consegue trabalhar muito bem o tripé das relações entre família, política e sociedade; outro ponto alto do filme é que ele consegue explicitar as diferentes mentalidades sociais, ou seja, como pessoas que estão vivendo num mesmo período histórico, de baixo do mesmo governo, do mesmo sistema econômico e político, porque não dizer, da mesma repressão percebem e se posicionam de forma tão diferenciada? Neste sentido, embora, o contexto que permeava a sociedade espanhola, durante o período da ditadura militar, fosse de grande conflito, muitas pessoas preferiam se alienar como uma forma de auto-defesa, ou simplesmente por ignorarem outras formas de perceber a realidade que os cercavam, tendo a posição governamental como a única correta e aceitável. Porém, Salvador perdeu sua vida na luta pelos seus ideais e isso, mobilizou uma grande multidão em seu enterro. Assim, podemos dizer que sua morte serviu para sacudir muitos espanhóis que estavam inerte diante dessa situação.
Devido a sua bagagem histórica, política e cultural é um filme indicado para ser trabalhado por professores das áreas das ciências humanas, como: geografia, história, sociologia, entre outros. Mas, pode ser assistido por pessoas que sabem apreciar um bom filme e queiram ampliar seus conhecimentos sobre o contexto político que imperava na Espanha naquela época e que também se repetia em muitos outros países como um rebate internacional, atrelado ao contexto geopolítico da Guerra Fria.
Resumos Relacionados
- Pra Frente Brasil
- A Paixão De Cristo
- O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias
- Terra Em Transe: A Vida Como Ela é!
- Salvador - Ser Feliz Assim
|
|