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E-Business
(André Prado Peretti)

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Seu conceito pode ser definido basicamente como qualquer transação realizada por meio eletrônico, porém é mais do que a simples compra e venda de produtos on-line. Ao invés disso, ele engloba todo o processo online de desenvolvimento, marketing, venda, entrega atendimento e pagamento de produtos ou serviços comprados por clientes conectados ao mundo virtual. Com o estouro da internet e consumidores que buscam cada vez mais praticidade, comodidade e segurança, o e-business pode ser entendido como uma estratégia de negócios, dividido nas seguintes modalidades:
B2C - Business To Consumer: É a mais conhecida entre os usuários da internet, também chamado de comércio eletrônico, são as transações realizadas entre as empresas e clientes finais, normalmente no varejo. Para as empresas pode ter grandes vantagens, pois expandem mercados locais e/ou regionais, para o nível nacional ou até mesmo internacional, dando aos clientes mais opções de escolha pela diversidade de produtos e serviços, mas não descarta um planejamento adequado, pois apesar de não ter as despesas relacionadas a uma loja tradicional, como aluguel, equipamentos, etc. a empresa terá que fazer novos investimentos como, por exemplo, em logística (transporte, armazenamento e entrega) e publicidade.
B2B - Business To Business: Aqui as transações são realizadas entre empresas, e normalmente no atacado. Uma das vantagens desse tipo de e-business é que não é necessário grandes investimentos em marketing e publicidade, pois normalmente já se conhecem os fornecedores ou representantes com os quais as empresas farão negócio, além de movimentar um alto volume financeiro.Com isso ganha-se em agilidade e a flexibilidade é bem maior, no que diz respeito ao controle de estoque, tempo de atendimento, detalhes e fluxo de pedidos, fechamento de contas, etc.
E-Procurement: É um dispositivo que visa otimizar e reduzir custos relacionados com o ato de cotar e comprar. É um cadastro de fornecedores, no qual o setor de compras de uma empresa pode solicitar e receber cotações, negociar preços, enviar pedidos, entre outros. Funciona também como um leilão reverso, ou seja, a empresa compradora anuncia os produtos que deseja comprar e os fornecedores cadastrados dão seus lances, assim o fornecedor que tiver melhores condições e critérios estipulados pelas empresas ganha concorrência.



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