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Manual de Comportamento Organizacional e Gestão: Capítulo 7
(Cunha; M. P.; Rego; A.; Cunha; R. C.; Cabral-Cardoso; C.)

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CAPÍTULO 07: Satisfação com o trabalho, trabalhadores felizes são mais produtivos?
Apesar de não ter tantas evidências empíricas os gestores confirmam a existência positiva entre satisfação no trabalho e desempenho. Um estudo conduzido por Judge sugere que a relação positiva entre satisfação-desempenho existe.
 
Satisfação: é o grau de bem-estar vivido no trabalho ou na situação de trabalho, ou segundo Locke, o estado emocional positivo resultante da avaliação do trabalho ou das experiências por ele proporcionadas. Estas definições incluem componentes afetivas e cognitivas.

Afectos e Cognições: aquilo que é fator de satisfação num momento pode deixar de sê-lo em outro.

A Interação entre o indivíduo e as características/condições do trabalho.
* Importa saber se as características individuais são determinantes da satisfação do trabalho, se são as características do trabalho ou se é uma conjugação de ambas.

Três tipos de antecedentes: diferentes variáveis são usadas para explicar a satisfação, que são as Políticas e práticas da organização, as Características da função e as Características individuais.
 
Modelos Centrados no indivíduo: apontam para a insuficiência da relação de fatores pessoais com o nível de satisfação.
¨    Modelo dos efeitos pessoais específicos: tentam fazer a relação direta entre as características pessoais e o nível de satisfação, mas sem comprovação empírica relevante. Alguns dados sugerem que as pessoas com maior inteligência emocional denotam níveis mais elevados de satisfação com a vida. Muitas vezes, não porque a inteligência emocional cause diretamente a satisfação, mas porque gera efeitos que produzem satisfação.
¨    Modelos dos efeitos pessoais inespecíficos: procura determinar qual a influência das variáveis pessoais na satisfação, sem determinar quais são elas.
 
Modelos Centrados nas Situações: preconizam que as características da situação são a principal determinante da satisfação percebida.

¨    Clima Organizacional: as percepções do clima organizacional poderão influenciar a satisfação, por meio dos valores e comportamentos vigentes na organização.

¨    Características do trabalho: mais relevante em trabalhadores de nível elevado.
Modelo pós-cognitivo não recursivo: as características da função e estrutura do grupo influenciam as percepções da função, que por sua vez influenciam a satisfação. 
Modelo pré-cognitivo recursivo: os atributos da função influenciam a satisfação com a função que por sua vez influencia as percepções da função.
Modelo pré-cognitivo não recursivo: as cognições depois de formadas podem retroalimentar e suscitar mudanças nas respostas afetivas a função.

¨    Perspectiva da Informação Social: pode ser alterada pela influência social e contextual, defendendo que os indivíduos adaptam as suas atitudes, crenças e comportamentos ao contexto social.
 
Modelos Interacionais: o comportamento das pessoas é coerente, resultante da construção psicossocial das situações. Nesta proposta a idéia de coerência substitui a consistência.
¨    Congruência: as pessoas devem ser colocadas em funções compatíveis com as suas expectativas e necessidades de modo a sentirem satisfeitas.

¨    Interação dinâmica: ultrapassa a passividade presente na congruência, aduzindo que o indivíduo pode influenciar a posição que ele ocupa em nome da satisfação pretendida.
 
Causas da Satisfação: satisfação deve ser entendida como a resposta a um conjunto de fatores percepcionados pelos indivíduos como mais ou menos ajustados às suas expectativas.

¨    Pessoais: são demográficas, ao se referir a idade, sexo e individuais quando se relacionam com o afecto positivo, locus de controlo, extroversão, etc.

¨    Organizacionais, ligadas a salário, o trabalho, as oportunidades de promoção, as características da empresa, a supervisão, os colegas e as condições do trabalho.
 
Conseqüências e respostas à insatisfação
¨    Quatro respostas individuais, a saída, a voz, a lealdade e a neglicência.

¨    Satisfação e produtividade: não há consenso nem comprovação da relação, entretanto há indicações de que o antecedente de afetividade positiva leva a satisfação e a produtividade. Elevados desempenhos associados a recompensas gratificantes, são os precursores da satisfação com o trabalho. Assim pode se reiterar: se a satisfação pode causar a produtividades, esta também pode causar aquela.

¨    Satisfação e absentismo: aceita-se  idéia de que as pessoas satisfeitas faltam menos ao trabalho, embora algumas empresas adotem estratégias para fomentar o presentismo. Punições e represálias fazem com que os funcionários estejam presentes, mas com fatores limitadores.

¨    Satisfação e Rotatividade: a insatisfação pode ser considerada a principal causa da rotatitividade, mas sugere-se pesquisar a intenção da saída e não somente a insatisfação. Pois a intenção pode estar vinculada a uma proposta melhor, entre outros.

¨    Satisfação e CCO: indivíduos satisfeitos e com afecto positivo tendem a adotar mais vezes comportamentos de cidadania organizacional, que levam a aumento de produtividade.

¨    Conseqüências externas da satisfação: os reflexos externos devem ser geridos, principalmente no setor de serviços. Heskett apresenta a roda da qualidade: Empregados satisfeitos, motivados > qualidade do serviço ultrapassa expectativas > maior satisfação dos clientes > maior número de vendas > melhores recompensas > empregados satisfeitos, ...

¨    Satisfação de expatriados: é apropriado considerar que a satisfação do expatriado provém de várias causas, sendo uma delas o ajustamento sócio-cultural. 

Questões de avaliação da satisfação com o trabalho
¨    Em relação as suas perspectivas de promoção diria que está...
¨    Em relação a remuneração, diria que está...
¨    Em relação ao trabalho que realiza, diria que está...
¨    Tudo somado e considerando todos os aspectos do seu trabalho e da sua vida nesta empresa, diria que está... 



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