A voz dos deuses
(João Aguiar)
Em 147 a.C. Alguns milhares de guerreiros lusitanos, encontram-se cercados pelas tropas do Pretor Caio Vetílio. Em principio trata-se apenas de mais um episódio de guerra que a républica Romana trava há longos anos para se apoderar da Península Ibérica.
Mas os Lusitanos acossados pelo inimigo, elegem um dos seus e entregam-lhe o comando supremo. Esse homem, que durante ste anos vai ser o pesadelo Roma, chama-se Viriato. Entre 147 a.C. e 139, ano em que foi assassinado, Viriato derrotou sucessivos exércitos romanos, levou à revolta grande parte dos exércitos Ibéricos e foi o responsavel pelo início da célebre guerra de Nmância.
Viriato foi um verdadeiro génio militar politico e diplomático, mas sobretudo Viriato foi o defensor de um mundo que morria asfixiado pelo poderio romano: o mundo em que mergulham as raízes mais profundas de Portugal e de Espanh. É esse mun, já então em declinio que o livro tenta evocar.
Resumos Relacionados
- A Voz Dos Deuses
- Viriato
- Viriato Foi O Primeiro Português Ou Não?
- PrÍncipes De Portugal
- Imperador As Portas De Roma
|
|