As janelas do ciberespaço
(LEMOS; André. PALACIOS; Marcos (org.))
1:As cibercidades são abertas ao mundo e são cidades de fluxos globalizados. O cibercidadão tem uma relação mais intelectual do que corporal com o local. Os indivíduos podem ser o que quiserem e estar em casa sem se sentirem isolados. As cibercidades permitem que as minorias também participem, através dos agrupamentos na internet.
2:O cenário global de negócios em que vivemos faz com que as pessoas estejam concomitantemente dentro e fora das organizações. Da mesma forma, os avanços tecnológicos produziram novas modalidades de organização empresarial. As empresas hoje são praticamente obrigadas a possuírem sites ou dispositivos tecnológicos, se quiserem aumentar a competitividade e produtividade.
3:As raves surgiram no final dos anos 80 e eram festas realizadas em galpões abandonados, regadas a drogas como o ecstasy e o ácido. Seu dogma era o Plur (peace, love, unity and respect – paz, amor, unidade e respeito). A comercialização fez com que a cena ganhasse outros públicos e que surgissem novas tribos a partir dos estilos da música eletrônica (house, tecno, trance e breakbeats), gerando assim novos comportamentos.
4:Quando certo número de pessoas participa de discussões abertas para que relações se estabeleçam no ciberespaço, quando há um envolvimento e o sentimento de pertencimento, quando as pessoas partilham suas histórias, temos uma comunidade virtual. As experiências de cada um são vistas como partilháveis e interessantes a todos os membros. O que importa nessas comunidades é o estar-junto com esse outro o qual se tem um interesse comum.
5:O fluxo de novidades acelerado e filtrado pela rede acaba com a idéia dominador/dominados e as idéias que antes eram reprimidas ganham força. A informação se democratiza e aumenta a variedade social, propiciando uma vasta gama de pensamento e comportamento. O uso do ciberespaço permite a busca de decisões coletivas através de consultas rápidas.
6:O jornalismo on-line é o jornalismo atual presente na internet, portais e interfaces navegáveis. O jornalismo em hipermídia é as relações de produção e disseminação de informação jornalística em integração com infra-estrutura digital. A internet deve ser vista não como um novo tipo de mídia, mas como um fator de geração de novos processos midiáticos. Ela não é uma mídia, mas nela utilizamos diversas mídias.
7:As redes telemáticas trouxeram a possibilidade de relacionamento e troca de informação entre pessoas distantes geograficamente. O espaço onde se dão essas relações chama-se ciberespaço, ambiente de convivências. Situado entre o real e o imaginário, o ciberespaço permite aos internautas novas experiências a partir de um ambiente desterritorializado, onde as relações são construídas sem a presença do corpo físico.
8:A internet gerou uma teia de novas sociabilidades, que suscitam novos valores, que reforçam as novas sociabilidades. As comunidades locais estão se diluindo baseados na presença das comunidades baseadas em laços proporcionados pela geografia telemática. Nas comunidades virtuais, as pessoas encontram o que querem e o que lhes interessa, sem constrangimentos.
9:O assunto interatividade é multifacetado e ainda está se constituindo por causa das novas mídias. Questiona-se se há validade um estudo sobre interatividade que tenha como ponto de referência à interação humana, uma vez que se pensa que a interatividade, como a conhecemos, é um fenômeno do universo informatizado. É quase urgente que se estude os processos de comunicação propostos pelas novas mídias e a interatividade que elas propõem.
10:A presença de línguas latinas na internet é minúscula, em comparação ao número de latinos no mundo e à sua diversidade cultural. Os dados sobre a internet, infelizmente, são pouco confiáveis por causa da vertiginosa taxa de crescimento da rede. O inglês ainda é a língua que mais se vê na internet, em proporção ao número de pessoas que falam a língua. Temos um baixo número de usuários lusófonos e menos ainda produção deles na rede.
11:A Indústria Fonográfica é a mais representativa e a que possui maior êxito comercial entre a Indústria do Entretenimento. Hoje qualquer música pode ser digitalizada e disponibilizada na rede. Os artistas podem ter o controle imediato do seu trabalho e podem disponibilizar suas músicas sem a interferência da indústria fonográfica. Proibir os novos formatos digitais é impossível, porque já se transformaram em um fenômeno de massa.
12:A ciberarte possui cinco características: instantaneidade da realização da obra de arte; objetos físicos em boa medida preteridos a realizações eletrônico-interativas de menor duração; ênfase no processo; relação bastante peculiar entre arte e comunicação e utilização até as últimas conseqüências do manancial tecnológico existente. O espectador acaba contribuindo na construção da obra.
13:Os diários evoluíram das categorias de pré ou protodiários para os diários íntimos, alojados em sites da internet. São públicos. Assim, eles são o lugar de catarse, partilha e promoção do autoconhecimento. Diferentemente dos diários do Renascimento, os diários on-line, além de mostrarem a vida privada de seus autores, possuem a expressa intenção de serem publicizados pelos seus autores.
14:A década de 90 foi marcada por uma mudança nas comunicações. Muitos grupos se formaram e houve uma reorganização espacial. Muitas empresas de telecomunicações e comunicação de massa estão se unindo, criando uma convergência entre os dois setores. Além da convergência econômica, há a convergência tecnológica, com os cable modem e os set top boxes, exemplos da convergência entre internet e televisão.
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