Plano de Negócio
(Hamilton Santos)
Resumo
O Plano de Negócios da Sorveteria ICEDUÇÃO tem por propósito ser uma excelente ferramenta de gestão, levando os sócios a planejarem e decidirem corretamente a respeito do futuro da empresa, tendo como base seu início e sua situação atual em relação ao mercado, aos clientes e à concorrência. Com este Plano de Negócios os sócios poderão identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los; identificar os pontos fortes e fracos da empresa em relação à concorrência e ao ambiente de negócio em que ela atua; conhecer o mercado e definir estratégias de marketing para os produtos e serviços que ela oferece; analisar o desempenho financeiro do negócio, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido. Enfim, este Plano de Negócios será um poderoso guia que norteará todas as ações da Sorveteria ICEDUÇÃO.
A Sorveteria ICEDUÇÃO é uma empresa inovadora no ramo de sorveterias, que tem como objetivo oferecer qualidade nos seus produtos e no atendimento aos clientes. A empresa, entrante no mercado, desenvolverá um produto sem similar no mercado baiano e um cardápio bastante variado, buscando atender a todos os gostos.
Localizada na Barra, seu público-alvo serão os turistas que visitam Salvador, assim como, com o serviço de delivery, procurará atender aos bairros circunvizinhos. Já com o serviço de vendas por atacado, distribuirá os produtos em restaurantes, hotéis, motéis e escolas particulares.
A Sorveteria será freqüentada por pessoas que buscam atendimento personalizado com variedade, preço e qualidade nos produtos.
A inovação do desse negócio consiste em permitir ao cliente se deliciar com sabores exóticos, sofisticados, novos. A Sorveteria disporá de uma equipe para pesquisa e elaboração de novos sabores, tendo, a princípio, o soverte com base alcoólica e o grande lançamento das festas juninas: o sorvete de licor, atendendo ao gosto de cada cliente.
O inovador sistema "DELIVERY" da Sorveteria ICEDUÇÃO, totalmente informatizado e com uma equipe própria de motoboys equipados com bagageiros térmicos, proporcionará confiabilidade e rapidez nas entregas, conservando assim a qualidade e textura do sorvete.
Marca e Logomarca
Para se registrar uma marca, é aconselhável realizar uma busca prévia da mesma para saber se já existe alguma depositada ou registrada(s) classe(s) pretendida(s).
O pedido de marca deverá ser requerido em formulário próprio, recolhida a retribuição devida e anexados determinados documentos e apresentados outros para conferência, conforme for o caso.
Para que se realize a busca ou se efetive o depósito, o interessado deverá se dirigir a sede do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou a uma das Delegacias ou Representações do Órgão, existentes nos estados brasileiros.
Segundo o INPI, as marcas são registráveis quando possuem sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais (art. 122 da LPI).
Os sinais visualmente perceptíveis devem revestir-se de distintividade, para se prestarem a assinalar e distinguir produtos ou serviços dos demais, de procedência diversa e a marca pretendida não podem incidir em quaisquer proibições legais, seja em função da sua própria constituição, do seu caráter de liceidade ou da sua condição de disponibilidade.
Para o registro de marca, o interessado pagará uma taxa inicial correspondente ao depósito do pedido. Não havendo obstáculos processuais (exigência, oposição, etc), deverá ser paga ao final do exame a taxa referente à proteção do primeiro decênio e a expedição do certificado de registro. Para microempresas e pessoa física, os valores para depósito e primeiro decênio da marca são reduzidos em 50%.
A marca é um recurso estratégico fundamental para o desempenho a longo prazo. Além de impulsionar a área de negócios, uma marca pode desempenhar um papel de apoio a outras marcas ou de esclarecimento para os clientes.
O conceito da marca ICEDUÇÃO é algo que permite identificá-la de um modo imediato. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir a uma marca.
2.2.2. Legalização da Empresa
2.2.2.1. Registro na Junta Comercial do Estado
Depois de escolher o nome da empresa, realizar a busca do nome e providenciar a documentação mencionada, você deverá confeccionar 4 (quatro) vias de igual teor do contrato social, com todas as folhas rubricadas e a última assinada pelos sócios, testemunhas e advogado (micro ou pequena empresa está dispensada da assinatura de advogado). Em seguida, o contrato social deverá ser entregue na Junta Comercial, juntamente com os demais documentos exigidos pelo órgão.
Caso deseje enquadrar como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte:
a) Capa de Processo/Requerimento (tarja vermelha), com assinatura do administrador, sócio, procurador, legalmente habilitado;
b) Declaração de Microempresa/Empresa de Pequeno Porte, em 02 vias, modelo próprio para sociedade em constituição.
2.2.2.2. Registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas
Por meio da internet, no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br) pode-se pedir a inscrição no CNPJ
Inscrição de Matriz
Documentação necessária:
a) Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica - FCPJ acompanhada, no caso de sociedades, do Quadro de Sócios e Administradores - QSA, gerada por intermédio do Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD CNPJ). A transmissão deve ser feita exclusivamente pela Internet por meio do programa Receitanet
b) Os documentos abaixo relacionados:
(B-1) original do DBE, assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ ou seu procurador constituído em instrumento público (registrado em cartório) ou particular (com firma reconhecida do outorgante), ou protocolo de transmissão da FCPJ. A assinatura no DBE deverá ter firma reconhecida em cartório;
(B-2) No caso de DBE assinado por procurador, cópia autenticada da procuração pública ou particular;
(B-4) cópia autenticada.
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