BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O Segredo de Luísa
(Fernando Dolabela)

Publicidade
O Segredo de Luísa é um livro que aborda o caminho de um empreendedor para a realização do sonho de abrir uma empresa. Para este fim usa a história de Luísa, uma estudante de odontologia, que tem um sonho diferente daquele para ela sonhado pela sua família. Enquanto a família gostaria de vê-la formada como dentista e casada com o atual noivo, Luísa sonha em criar a sua própria empresa no ramo de alimentos. Assim, o autor descreve como nasce o sonho e a motivação do futuro empreendedor, até a consolidação da ideia.

Luísa vive na cidade de Ponte Nova-MG, em que há uma forte tradição de produzir artesanalmente a goiabada cascão. Luísa associa-a ao sucesso obtido pelo pão-de-queijo mineiro, que é consumido em várias partes do mundo, pensando, “Também seria possível com a goiabada?”, que ela sabe como produzir. Com este enredo o autor descreve no Capítulo 1 como surgem as ideias de negócio que, normalmente, estão relacionadas com algo que o empreendedor conhece. O livro também apresenta os conceitos de empreendedor e empreendedorismo, bem como o perfil que pode ser desenvolvido por aqueles que se atrevem a sonhar.

No Capítulo 2 o livro avança para a questão da validação da ideia, relatando que muitos empreendedores ficam com receio de compartilhar o seu projeto de negócio com medo de que roubem-no. O autor defende que somente compartilhando a ideia é que se consegue agregar novas alternativas e detectar possíveis falhas na concepção do novo negócio. O autor introduz novos personagens no enredo, como um professor de empreendedorismo e um consultor. O professor desempenha o papel de orientador, sempre fazendo perguntas que possibilitem a Luísa encontrar as respostas. Entretanto, Luísa mantinha segredo de sua família de seu projeto, a exceção de sua tia Fernanda que lhe servia de modelo, uma vez que era uma empresária de sucesso. Enquanto continuava com a rotina das aulas de odontologia ela desenvolvia as atividades paralelas de pesquisa sobre a viabilidade da ideia, do produto e da existência de potencial mercado. Em seus encontros com o professor Pedro e com o consultor Eduardo muitos conceitos são abordados. A diferença entre uma boa ideia e a oportunidade. Enquanto boas ideias pode-se ter aos montes, transformá-las em oportunidades depende de quem a desenvolve. Assim, introduz a necessidade da elaboração de um plano de negócio para nortear o caminho de Luísa para a criação de sua empresa, se possível com o apoio de um mentor. A partir daí Luísa prepara uma série de pesquisas que realiza com empresários de diferentes setores, assim como de futuros concorrentes. Também faz a segmentação do mercado apontando a área de atuação e realiza pesquisas com potenciais clientes. Passado este momento ela parte para a projeção da organização, ou seja, a estrutura que ela deveria ter. Assim avança sobre temas como a missão, o produto, a descrição da unidade fabril e fluxo de produção, bem como a construção de um organograma da organização. O capítulo termina com a descrição de uma cena de interferência familiar e do círculo de amizades na vida de um empreendedor.

O Capítulo 3 reporta-se a constante busca de ajuda a que um empreendedor está sujeito, uma vez que muitas vezes ele é detentor da ideia e de conhecimentos pontuais sobre o processo, mas não domina a totalidade da complexidade organizacional. O livro apresenta informações estatísticas sobre criação e mortalidade de empresas, geração de empregos pelos diferentes segmentos empresariais, entre outras. No desenrolar da história de Luísa é explorada a capacidade que o empreendedor deve ter de isolar problemas familiares de seus assuntos empresariais. São também apresentadas situações de empresas que sucumbiram frente a interferência dos cônjuges e familiares nos negócios.

O Capítulo 4 avança sobre a escrita do Plano de Negócios em si, revelando a sua importância como uma ferramenta de trabalho para o empreendedor. O plano de negócios descreve detalhadamente o Plano de Marketing, com análise de mercado e dos concorrentes. Detalha também as Estratégias de Marketing, explorando conceitos de Produto, Preço, Distribuição, Promoção, Serviços e Relacionamento com o cliente. Introduz as ferramentas de análise do setor e dos concorrentes, em que são analisados os pontos fortes e os pontos fracos, as ameaças e as oportunidades, os aspectos legais, econômicos, tecnológicos e culturais que afetam a organização. Enfim, este capítulo descreve a confecção do Plano de Negócios, desde a preparação do empreendedor, passando pelo plano financeiro, os possíveis resultados, os investimentos necessários, análise de fluxo de caixa, ponto de equilíbrio e as ferramentas para análise do retorno do investimento, que indicam a viabilidade ou não do negócio. Todas estas informações são passadas pelo autor no enredo criado em torno da formação de uma nova empresa, com as dificuldades vividas pelo personagem.

Por fim, o Capítulo 5 relata a luta e os caminhos na busca de recursos para a viabilização do empreendimento e o Capítulo 6 apresenta os resultados da trajetória do personagem do livro. Uma viagem fascinante pelo mundo do empreendedorismo, apresentada de forma prática e orientada, explorando todas as nuances envolvidas na criação de uma empresa. Como apêndice o livro traz o Plano de Negócios completo e um teste para avaliar as qualidades de quem o responde como futuro empreendedor. Durante o livro ao autor também indica sites e programas de apoio a elaboração de um plano de negócios, como o makemoney, disponível em http://www.starta.com.br, por exemplo. 



Resumos Relacionados


- O Segredo De Luísa

- O Segredo De LuÍsa

- O Segredo De Luisa

- O Segredo De Luísa

- O Segredo De Luiza



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia