Deuses HINDUS - PARTE 2
(Ganeri; A.)
GANESHA- conhecido como o senhor dos obstáculos. Seu nome é também escrito com Ganesa ou Ganesh e às vezes referido como Ganapati, é uma das mais conhecidas e veneradas representações de deus. Ele é o primeiro filho de Shiva e Parvati e esposo de Buddhi (também chamada de Riddhi) e de Siddhi. Ganesha é então considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. Ele é representado como uma divindade amarela ou vermelha, com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante com uma única presa, montado em um rato. É habitualmente representado sentado, com uma perna levantada e curvada por cima da outra. Os hindus oram a Ganesha antes de algo novo, como em um novo trabalho ou na mudança de casa.
AGNI- é o deus do fogo e do sacrifício, um dos mais importantes deuses arianos. Era também venerado com o deus do lar, porque era encontrado na lareira de todas as casas. Ele é gêmeo de Indra e filho de Dyaus Pita e Prthivi. Noutra versão, ele é filho de Kasyapa e Aditi ou de uma rainha que escondeu a sua gravidez do marido. Ele possui dez mãos, ou dez irmãs, ou dez criadas, que representam os dez dedos do homem que inicia o fogo. Ele possui dois pais: estes representam os dois paus que, quando ambos friccionados de modo intenso, criam fogo. Alguns dizem que destruiu seus pais quando nasceu, porque não poderiam tomar conta dele. É casado com Svaha e pai de Karttikeya. Ele é um dos Ashta-Dikpalas, encarregado de guardar e representar o Sudeste. Os sacrifícios a Agni vão para as divindades, porque Agni é um mensageiro dos deuses e para os deuses. Ele é eternamente jovem, porque o fogo é re-aceso todos os dias, mas ele também é imortal. Agni e o sacrifício de fogo ainda é parte do ritual de qualquer casamento Hindu moderno, onde Agni é tido como o chefe sakshi ou testemunha do casamento e guardião da santidade do casamento. De fato, sem as tradicionais 7 voltas em redor do fogo sagrado, perante a atual Lei Matrimonial Hindu, o casamento é considerado nulo.
DURGA- é considerada a mãe de Ganesha e esposa de Shiva, como caçadora de demônios. Durga é a forma guerreira da deusa Parvati com dez braços, que cavalga um tigre feroz, carrega armas e assume mudras, ou gestos simbólicos com a mão. Esta forma da Deusa é a encarnação do feminino e da energia criativa. A grande deusa Durga é dita ser requintadamente bela. Sua imagem é extremamente brilhante, com três olhos como lótus, dez poderosas mãos, cabelos exuberantes com formosos anelados, um vermelho-dourado brilhante de sua pele e um quarto crescente em sua testa. Ela usa um brilhante traje azul marinho que emite raios. Seus ornamentos foram lindamente esculpidos em ouro, cravejados de pérolas e pedras preciosas. Cada deus também lhe deu a sua arma mais poderosa, o tridente de Rudra, o disco de Vishnu, o raio de Indra, kamandal de Brahma, gada de Kuber, etc. Ela está prestes a enterrar sua espada num búfalo, na verdade um demônio disfarçado, para completar a tarefa que os outros deuses lhe encomendaram.
Resumos Relacionados
- Deuses Do Olimpo
- Mitologia Grega
- Orixás: Magia Elemental E Espiritualidade Nas Religiões Afro-brasilei
- Mitologia Grega –os Deuses Da GrÉcia Antiga
- Mitologia Asteca
|
|