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O GERENTE DE PROJETOS NA EMPRESA
(Roque Rabechini Jr.)

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Algumas das principais associações profissionais em gerenciamento de projetos no mundo :
- PMI – Project Management Institute
- IPMA – International Project Management Association
- AIPM – Australian International Project Management

Estatísticas ( Standish Group ) :
Prejuízo Projetos Cancelados
(%) Projetos Terminados com Problemas ( estouro de Custo e Prazo )
(%) Projetos com Sucesso
(%)
Anterior a 2001 US$ 140 bilhões 31 53 16
2001 23 49 28

Os Interessados
Gestão dos interessados.
Identificação de interessados.
Avaliação dos interessados.
Interessado
Expectativas
Necessidades
P:Primário
S: Secundário
Avaliação

Interessado 1
++++

Interessado 2
++

Interessado 3
----

Interessado 4
-

Interessado 5
--
Os Projetos
Um projeto é considerado sucesso em sua implementação caso atenda a quatro critérios – tempo, custo, eficácia e satisfação do cliente – Pinto e Slevin ( 1987 ).
Quando um projeto está sendo bem conduzido segundo a sua missão, quando há um explícito apoio da alta administração e o projeto tem primor em planejamento, diz-se que a ênfase gerencial está ancorada nos fatores estratégicos.
Quando os fatores restantes foram bem conduzidos, diz-se que o gerenciamento do projeto está dando ênfase no aspecto tático.
Projetos fracassados, são considerados os projetos com baixos graus de eficácia no desempenho tático e estratégico.

Fatores críticos :
- Missão ( definição clara no projeto )
- Apoio da alta administração
- Planejamento
- Cliente consultor ( comunicação com o cliente )
- Questões pessoais
- Questões técnicas
- Cliente aceite ( homologação )
- Comunicação
- Monitorar
- Conciliar
As Competências do Gerente de Projeto
Competência : Conhecimentos ( Teoria ) + Habilidades ( Prática ) + Atitudes ( Responsabilidade )

Projeto : Empreendimento temporário que visa criar um produto ou serviço único ( PMI – Project Management Institute ).

As competências em gerenciamento de projetos estão fundamentadas em três eixos conceituais : Gestão, Projeto, Negócio.

Resumo das habilidades consideradas importantes para um gerente de projetos.
Habilidade Características

Liderança
Capacidade de fazer os stakeholders cumprir as metas.

Relação humana
Capacidade de gerenciar pessoas, atender clientes, motivar, conciliar, etc.

Negociação
Capacidade de gerar bons resultados nas negociações.

Administração dos processos gerenciais
Segundo o PMI : escopo, prazo, RH, custo, risco, qualidade, aquisições, comunicação, integração.

Comunicação
Capacidade de manter todos informados.
Quanto mais madura a equipe em relacionamento e tarefas, mais democrático pode ser o líder. Inversamente, o mais indicado é que seja autocrático.
Avaliação de Competência da Equipe
Indicadores de Tarefa Indicadores de Pessoas
Desempenho técnico Envolvimento da equipe
Planejamento dos prazos e orçamentos Gerenciamento dos conflitos
Avaliação por resultados Comunicação
Inovação e criatividade Espírito de equipe
Estabelecimento das especificações Confiança mútua
Gerenciamento das mudanças Autodesenvolvimento
Previsões de prazo e custo Interface organizacional
Capacidade da equipe de buscar resultados do projeto e se relacionar com a empresa
O Gerente de Projetos e a Organização
Modelos de Maturidade : CMM – Capability Maturity Model, originalmente aplicado a processos de desenvolvimento de software, tem sido aplicado a outros processos como capacitação de pessoal, engenharia de sistemas e desnevolvimento integrado de produtos. Seus cinco níveis são :

Primeiro nível – início – processo informal, o êxito depende dos indivíduos que nele trabalham.

Segundo nível – repetição – estabelecimento dos processos básicos : prazo, custo e funcionalidade.

Terceiro nível – definição – processos bem definidos, documentados e comunicados.

Quarto nível – gerenciamento – processos e produtos são controlados e medidos quantitativamente e qualitativamente.

Quinto nível – otimização – processo de melhoria contínua.
Conflitos em Projetos
Maneiras de resolver conflitos em projetos :

- Retirada estratégica : se informar primeiro.
- Panos quentes : conciliar todos.
- Compromisso : negociação com concessões.
- Confronto : resolução sem concessão.
- Força : utilização da razão e do poder.
Algumas ações para aumentar o poder do gerente de projetos :

- especialização, MBA, etc, em gerenciamento
- certificação em gerenciamento de projetos
- estudar regularmente
- participar de grupos temáticos em gerenciamento de projetos
- participar de congressos
- dar palestras
- networking
- Etc.........
Liderança
Liderança é uma das mais importantes características que um gerente de projetos deve ter. Pode ser definida como a capacidade de fazer com que a equipe cumpra as metas.
Alta
9 1,9 9,9
8
7
6

5 5,5
4
3
2
1 1,1 9,1
1 2 3 4 5 6 7 8 9
Baixa Tarefas

Grade Gerencial ( Blake e Mouton – 1972 ).
Alto
Compartilhar

E3 Persuadir

E2
E4

Delegar E1

Determinar
Baixo
Tarefas
M4
M3
M2
M1

Alta MATURIDADE Baixa
Democrático Autocrático
Liderança situacional ( Hersey e Blanchard – 1986 ).
O Dia-a-dia do Gerente de Projetos
Roteiro para elaboração de alocação de recursos em projetos.



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