O GERENTE DE PROJETOS NA EMPRESA 
(Roque Rabechini Jr.)
  
Algumas das principais associações profissionais em gerenciamento de projetos no mundo :
 -	PMI – Project Management Institute
 -	IPMA – International Project Management Association
 -	AIPM – Australian International Project Management
 
 Estatísticas ( Standish Group ) :
 Prejuízo	Projetos Cancelados
 (%)	Projetos Terminados com Problemas ( estouro de Custo e Prazo )
 (%)	Projetos com Sucesso
 (%)
 Anterior a 2001	US$ 140 bilhões	31	53	16
 2001		23	49	28
 
 Os Interessados
 Gestão dos interessados.
 Identificação de interessados.
 Avaliação dos interessados.
 Interessado	
 Expectativas	
 Necessidades	
 P:Primário
 S: Secundário	
 Avaliação
 
 Interessado 1				
 ++++
 
 Interessado 2				
 ++
 
 Interessado 3				
 ----
 
 Interessado 4				
 -
 
 Interessado 5				
 --
 Os Projetos
 Um projeto é considerado sucesso em sua implementação caso atenda a quatro critérios – tempo, custo, eficácia e satisfação do cliente – Pinto e Slevin ( 1987 ).
 Quando um projeto está sendo bem conduzido segundo a sua missão, quando há um explícito apoio da alta administração e o projeto tem primor em planejamento, diz-se que a ênfase gerencial está ancorada nos fatores estratégicos.
 Quando os fatores restantes foram bem conduzidos, diz-se que o gerenciamento do projeto está dando ênfase no aspecto tático.
 Projetos fracassados, são considerados os projetos com baixos graus de eficácia no desempenho tático e estratégico.
 
 Fatores críticos :
 -	Missão ( definição clara no projeto )
 -	Apoio da alta administração
 -	Planejamento
 -	Cliente consultor ( comunicação com o cliente )
 -	Questões pessoais
 -	Questões técnicas
 -	Cliente aceite ( homologação )
 -	Comunicação
 -	Monitorar
 -	Conciliar 
 As Competências do Gerente de Projeto
 Competência : Conhecimentos ( Teoria ) + Habilidades ( Prática ) + Atitudes ( Responsabilidade )
 
 Projeto : Empreendimento temporário que visa criar um produto ou serviço único ( PMI – Project Management Institute ).
 
 As competências em gerenciamento de projetos estão fundamentadas em três eixos conceituais : Gestão, Projeto, Negócio.
 
 Resumo das habilidades consideradas importantes para um gerente de projetos.
 Habilidade	Características
 
 Liderança	
 Capacidade de fazer os stakeholders cumprir as metas.
 
 Relação humana	
 Capacidade de gerenciar pessoas, atender clientes, motivar, conciliar, etc.
 
 Negociação	
 Capacidade de gerar bons resultados nas negociações.
 
 Administração dos processos gerenciais	
 Segundo o PMI : escopo, prazo, RH, custo, risco, qualidade, aquisições, comunicação, integração.
 
 Comunicação	
 Capacidade de manter todos informados.
 Quanto mais madura a equipe em relacionamento e tarefas, mais democrático pode ser o líder. Inversamente, o mais indicado é que seja autocrático.
 Avaliação de Competência da Equipe
 Indicadores de Tarefa	Indicadores de Pessoas
 Desempenho técnico	Envolvimento da equipe
 Planejamento dos prazos e orçamentos	Gerenciamento dos conflitos
 Avaliação por resultados	Comunicação  
 Inovação e criatividade	Espírito de equipe
 Estabelecimento das especificações	Confiança mútua
 Gerenciamento das mudanças	Autodesenvolvimento
 Previsões de prazo e custo	Interface organizacional
 Capacidade da equipe de buscar resultados do projeto e se relacionar com a empresa
 O Gerente de Projetos e a Organização
 Modelos de Maturidade :  CMM – Capability Maturity Model, originalmente aplicado a processos de desenvolvimento de software, tem sido aplicado a outros processos como capacitação de pessoal, engenharia de sistemas e desnevolvimento integrado de produtos. Seus cinco níveis são :
 
 Primeiro nível – início – processo informal, o êxito depende dos indivíduos que nele trabalham.
 
 Segundo nível – repetição – estabelecimento dos processos básicos : prazo, custo e funcionalidade.
 
 Terceiro nível – definição – processos bem definidos, documentados e comunicados.
 
 Quarto nível – gerenciamento – processos e produtos são controlados e medidos quantitativamente e qualitativamente.
 
 Quinto nível – otimização – processo de melhoria contínua.
 Conflitos em Projetos
 Maneiras de resolver conflitos em projetos :
 
 -	Retirada estratégica : se informar primeiro.
 -	Panos quentes : conciliar todos.
 -	Compromisso : negociação com concessões.
 -	Confronto : resolução sem concessão.
 -	Força : utilização da razão e do poder.
 Algumas ações para aumentar o poder do gerente de projetos :
 
 -	especialização, MBA, etc, em gerenciamento
 -	certificação em gerenciamento de projetos
 -	estudar regularmente
 -	participar de grupos temáticos em gerenciamento de projetos
 -	participar de congressos
 -	dar palestras
 -	networking
 -	Etc.........
 Liderança
 Liderança é uma das mais importantes características que um gerente de projetos deve ter. Pode ser definida como a capacidade de fazer com que a equipe cumpra as metas.
 Alta
 9	1,9								9,9
 8									
 7									
 6
 
 5					5,5				
 4									
 3									
 2									
 1	1,1								9,1
 1	2	3	4	5	6	7	8	9
 Baixa			Tarefas
 
 Grade Gerencial ( Blake e Mouton – 1972 ).
 Alto
 Compartilhar
 
 E3	Persuadir
 
 E2
 E4
 
 Delegar	E1
 
 Determinar
 Baixo
 Tarefas
 M4	
 M3	
 M2	
 M1
 
 Alta			     MATURIDADE			Baixa
 Democrático								Autocrático
 Liderança situacional ( Hersey e Blanchard – 1986 ).
 O Dia-a-dia do Gerente de Projetos
 Roteiro para elaboração de alocação de recursos em projetos. 
 
  
 
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- Http://dotproject.net/
  
 
 
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