Introdução a programação de software
(Jonas agx)
Como dizem certos alguns cientistas da computação: "programar é uma arte". Mas isso não significa que apenas alguns poucos são capazes de criar e desenvolver programas, ou softwares. A ação de criar uma sequência de comandos interligados se chama programar. É como organizar um passeio turístico, por exemplo, onde se define lugares por onde se deve fazer, a partir de um ponto inicial. Dessa forma fica claro que antes de fazer um programa é necessário ter um objetivo a cumprir, um alvo tem que ser estabelecido. Para fazer uma máquina é fundamental saber que tarefas essa máquina irá desempenhar, e assim construí-la segundo esses pontos, com o software acontece o mesmo. A automação de tarefas é um antigo desejo da humanidade, seus primeiros estudiosos eram matemáticos, mas hoje é possível desenvolver softwares capazes de fazer as mais diversas tarefas, científicas, de comunicação entre outras. Essa sequência de tarefas que deve ser realizada é primeiramente planejada, depois dessa etapa essas tarefas são organizadas e documentadas formando o que se chama de algoritmo. Um algoritmo pode ser escrito em linguagem formal, e só depois ser escrito na linguagem de programação que o computador irá obedecer. A construção de um programa exige cuidado e atenção, pois um pequeno erro pode fazer o programa não funcionar como deveria, gerando mais problemas do que soluções, esses defeitos são chamados de "bugs". Essa expressão nasceu com os primeiros computadores que usavam relês, onde alguns insetos se instalavam, causando problemas nos computadores. Um bom criador de programas deve ser bastante sistemático e lógico, pois os computadores ainda não são capazes de entender nossa linguagem coloquial. Um bom exercício é estudar álgebra de Boole, que lida com situações bem específicas e definidas.
Resumos Relacionados
- Software
- C Aplicado Ao Aprendizado De Circuitos
- Hard E Soft
- Software
- O Que é Software?
|
|