Sobre o feminismo e suas ondas
(Jen.ny Lov)
É sabido que o feminismo nasceu por conta de uma reação coletiva às opressões históricas cometidas contra as mulheres.
Sendo assim, o feminismo se torna um discurso intelecto-filosófico-político que visa os direitos iguais entre os genêros humanos.
Segundo Maggie Humm e Rebeca Walker, ambas defensoras do feminismo, a história do mesmo pode ser divida em três "ondas". A primeira "onda" teria ocorrido entre o final do sécculo XIX e o início do século XX. A segunda "onda" teria acontecido nas décadas de 1960 e 1970, e a terceira "onda" teria tido seu início na década de 1990 e estaria permanecendo até os dias atuais.
Com esse novo pensamento as perpesctivas predominantes nas diversas áreas da sociedade ocidental foram alteradas, como por exemplo as leis legislativas. As ativistas fizeram campanhas pelos direitos do voto concedido as mulheres, direitos reprodutivos, proteção contra a violência doméstica, o assédio sexual e estupro, direito à licença-maternidade, aos salários iguais, dentre outras formas de discriminação.
A PRIMEIRA ONDA
A primeira onda do feminismo se refere ao período de atividade feminista ocorrido durante o século XIX e o final do século XX no Reino Unido e nos Estados Unidos. Esse período tinha como onjetivo principal promover a igualdade nos direitos contratuais e de propriedade para homens e mulheres e na oposição de casamentos arranjados. Porém, no fim do século XIX, o ativismo passou a se focar principalmente na conquista de poder político, especialmente o direito ao voto por parte das mulheres. Em 1918 o Representation of the People Act foi aprovado, concedendo o voto às mulheres acima de 30 anos de idade que possuíssem uma ou mais casas. Já em 1928 esse direito foi estendido a todas as mulheres acima de vinte e um anos de idade.
Além de se preocuparem com os direitos políticos, algumas ativistas começaram a fazer campanhas pelos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. As primeiras feministas eram contrárias ao conceito do aborto. Elas acreditam que deveria ser primordial para a mulher o direito sobre seu próprio corpo, assim a mulher poderia se recusar a fazer sexo com o marido e usar a abstinência para como prevenção de gravidezes indesejadas.
A SEGUNDA ONDA
A segunda onda do feminismo se refere a um período que teria começado no início da década de 1960 e durado até o final da década de 1980. A segunda onda, apesar de ser uma extensão da primeira, vai diferir no sentido de que enquanto as primeiras feministas focavam nos direitos polítcos, as feministas da segunda onda se preocupavam com as questões da igualdade entre os sexos e no fim da discriminação.
A TERCEIRA ONDA
A terceira onda do feminismo começou no início da década de 1990 e perdura até os dias atuais. Essa terceira onda surge como uma resposta às supostas falhas da segunda onda. Esse novo pensamento feminista visa evitar as definições essencialistas da feminilidade feitas pela segunda onda,onde as ativistas teriam dado ênfase demais as experiências das mulheres brancas de classe média-alta.
As feministas da terceira onda desafiam os paradigmas da segunda onda sobre o que é e o que não é bom para as mulheres.
Resumos Relacionados
- Direitos Das Mulheres
- O Que é Pós-feminismo?
- Ondas Eletromagnéticas
- A Terceira Onda
- Porque é Que O Céu é Azul?
|
|