10 Teorias em busca de uma prova.
()
1º- UNIVERSO DE 10 DIMENSÕES
9 dimensões espaciais e 1 temporal, caminhando junto com a teoria das supercordas. Trata-se de fios inacreditavelmente extensos, finos e pesados nos quais se teria cristalizado, após formação do Universo, parte da energia liberada na Grande Explosão. Diz-se que 6 dimensões se compactaram durante o Big Bang e as outras 4, comprimento, largura, altura e o tempo se expandiram.
2º-ERA DO SILÍCIO
Segundo Robert Jastrow o homem está vivendo o fim da era em que o homem vem do carbono (matéria prima dos seres vivos), o homem pode se fundir às máquinas em busca da imortalidade e que computadores cada vez mais avançados salvará a humanidade de um mundo cada vez mais complexo. O engenheiro americano James McAlear fundou uma empresa especializada na fabricação de biochips. O seu grande sonho é criar uma espécie de cyborg, como o personagem do seriado americano de televisão, parte humano e parte máquina, que supere em eficiência os simples mortais.
3º- MUNDOS MÚLTIPLOS
Os cientístas Hugh Everett III e Bryce De Witt, afirmam que se existe esse Universo descontinuo implícitos nas hipóteses quânticas a cada momento podem estar sendo criados novos mundos separados e incessíveis entre si. De Witt explica que não se trata de uma Terra igual a esta ou outro lado do Universo, para ele essas cópias teriam suaspróprias dimensões de espaço e tempo mas não sendo observáveis nem acessíveis de forma alguma.
4º - TEOREMA DE BELL
Afirma a primazia do acaso na ordem universal. Ao contrário da Relatividade, a teoria quântica sustenta que a mera obsevação do fenômeno pode alterá-lo. Os físicos antiquânticos enunciam que a medição de uma partícula jamais poderia afetar outra partícula gêmea que estivesse a anos-luz de distância nada pode viajar mais depressa do que a luz. A mecânica quântica defende a idéia de ao mudar o movimento de rotação interna (spin) de uma partícula pertencente a um sistema de duas partículas idênticas, sua irmã gêmea seria afetada estivesse onde estivesse. Em 1964 John Bell desenvolveu uma fórmula matemática conhecida como Desigualdade de Bell que expressava a diferença entre a teoria quântica e a relatividade. Em 1982 os resultados de uma experiência com partículas de luz por Alain Aspec concluiu que os quânticos tinham razão.
5º- HIPÓTESE GAIA
Diz-se que o nosso planta está vivo e pode controlar o clima, a geologia e os seres que aqui habitam. Essa hipótesefoi criada por James Lovelock ex consultor da NASA. Ele compara a Terra a uma árvore com 99% de madeira morta e apenas uma fina película de tecido vivo.
6º-CAMPOS MORFOGENÉTICOS
Contrariando os conceitos da Biologia Molecular, Sheldrake, um especialista em fisiologia vegetal formulou a hipótese de que a forma e mesmo a conduta de toda matéria orgânica é determinada por um tipo peculiaríssimo de memória, os campos morfogenéticos, por ex. o DNA de uma célula da pele do braço saberia por assim dizer que pertence ao braço e não ao fígado e isso explicaria por que as formas de um organismo se preservam, embora as células se renovem sem cessar.
7º- BURACO DE VERME
Esse conceito derivou-se da nõção da teoria da relatividade no qual corpos densos ou maciços pudessem distorcer o espaço. Guth, o autor da teoria do buraco de verme deu a analogia com o buraco(deformação no universo) no qualo bichinho entra em uma maça. A partir do buraco seria possível fazer viagens instantâneas no tempo, rumo ao futuro bem como ao passado. O problema é que o buraco segundo Guth seria mais estreito do que um átomo com a desvantagem adicional, por razões que a razão mal consegue conhecer, de sumir no mesmo momento em que se formou.
8º- MEMÓRIA HOLOGRÁFICA
A memória não se localizaria em algum ponto específico da estrutura cerebral, mas se distribuiria igualmente por toda parte do cérebro, como um holograma no espaço. No holograma, com efeito, as informações se encontram uniformemente divididas, ou seja, cada parte contém a imagem do conjunto. Segundo Pribram, todos os estímulos chegam ao cérebro como se fossem dados matemáticos percorrendo as células nos impulsos nervosos. E o cérebro os codifica em forma de holograma, armazenado como uma impressão na estrutura cerebral inteira.
9º- PANSPERMIA
Diz-se que a vida originou de uma viagem intergalática de um cometa, é um maravilhoso veículo interestelar, cuja cauda desprende um calor capaz de proteger seus eventuais micropassageiros das baixíssimas temperaturas no espaço. Na suposta colisão com a Terra, tais passageiros foram parar num ambiente paradisíaco, onde a água do oceano e a radiação solar lhes davam sustento e condições de se desenvolver. Essa hipótese supõe que a vida surge em toda parte no Universo, daí o nome panspermia (do grego pan, total, e sperma, semente). É. Pode ser.
10º- GENE EGOÍSTA
Segundo Richard Dawkins, todo ser vivo é na essência um escravo de seus genes e tudo o que faz se destina no fundo a garantir a sobrevivência, não exatamente de si próprio como indivíduo, mas dessas moléculas da vida. O gene, de acordo com essa tese, poderia ser comparado a um patrão que tivesse uma e apenas uma idéia fixa, sobreviver a qualquer custo e e obrigasse os seus servos a trabalhar para sempre exclusivamente com tal objetivo. Dawkins jura que ele mesmo não consegue acostumar-se com essa sua idéia. Não deve ser o único.
Resumos Relacionados
- Cosmologia – Como Surgiu A Lua - Big Bang
- Teoria Das Cordas - Http://dupyckles.googlepages.com/teoriadassupercordas
- O Tempo E A Origem Do Universo
- A Teoria Da Grande Explosão, O Big Bang
- Como Funcionaria A Máquina Do Tempo?
|
|