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Conflitos
(João Silvério)

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Há muito tempo que se entende um conflito como algo negativo e indicativo de crises na relação em que ele ocorre.
O conflito pode se estabelecer em todos os níveis de relacionamento humano: social, profissional, afetivo e pessoal, mas como seria a vida sem conflitos?
Um conflito pode proporcionar meios eficazes para se chegar ao CONSENSO, desde que bem entendida sua função real.
•Ele geralmente nasce de uma diferença de idéias e/ou opiniões.
•Opiniões diferentes e/ou divergentes podem desencadear reflexões e análises sobre um determinado tema. 
Idéias fixas, pré determinadas, imutáveis, têm grande tendência à paralisação, ao preconceito e, pior ainda, não deixam a criatividade aflorar. 
•Nascendo de diferenças e/ou divergências, os conflitos tendem a incomodar, à gerar tensão.
•Essa energia que tensiona é a mesma que produz movimento, que induz à ação, sendo este o segundo aspecto positivo do momento de conflito.  
Para que sua positividade possa acontecer vai depender de como lidamos com estas questões. 
•Saber lidar com situações conflituosas é saber gerenciar as próprias emoções. A mobilização da raiva e do medo influencia diretamente o comportamento neste momento.
•O ponto-chave é entender e utilizar estas emoções a nosso favor 
•Gerenciar conflitos é antes de tudo aceitar que os seres humanos são diferentes, podem pensar diferente, podem ter objetivos diferentes, valores diferentes.  
A idéia diferente pode existir e nem por isso deve ser uma ameaça à integridade física e/ou emocional da pessoa.  SER OU NÃO SER? EIS A QUESTÃO.
•Saber ouvir estas diferenças, analisar, ponderar, refletir , são outras habilidades importantes para o bom gerenciamento.
•Reconhecer também que entender as diferenças não significa , necessariamente, mudar de opinião.  
O conflito dificulta as relações humanas quando é visto e expresso de maneira agressiva ( verbal e/ou física).  
Aprender a desenvolver habilidades verbais é fundamental para um bom entendimento e aceitação em qualquer embate, pratique.



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