O fim da homeopatia
(Roelf CruzRizzolo)
Aos poucos, a homeopatia, por sua ineficácia, vem ganhando espaço cada vez mais crescente na mídia. Transcorridos mais de 200 anos, a paciência para com esta terapia está chegando ao fim.
Embora esta terapia seja oferecida no Reino Unido, em seu sistema público de saúde, a comunidade científica local discorda veementemente que se gaste dinheiro público em terapias sem a devida comprovação científica. A partir do artigo do The Lancet em 2005, as críticas neste sentido aumentaram tanto, que levou o Comitê de Ciência e Tecnologia do parlamento inglês a fazer ampla consulta sobre o assunto. Depois de meses de investigações, as conclusões do Comitê de Ciência e Tecnologia foram devastadoras. o relatório oficial demonstra conclusivamente que os produtos homeopáticos não apresentam resultados superiores ao placebo. E mais, "as explicações sobre como a homeopatia poderia funcionar são cientificamente implausíveis".
Por fim, o relatório solicita a retirada da licença oficial que permite a venda desses produtos como medicamentos, bem como, dos fundos do sistema de saúde destinados a financiar esse tipo e terapia.
O problema da homeopatia, não reside no fato de ela utilizar produtos naturais, mas sim, nas doses em que são utilizadas. A química comprova que as diluições homeopáticas eliminam todo o princípio ativo, quer seja natural ou não. O que o paciente acaba ingeriando e que pensa tratar-se de medicação, é água (ou açúcar). Apenas isso. Uma definição clara de placebo.
Aqui no Brasil, também o SUS (Sistema Único de Saúde) também gasta dinheiro, financiando essa terapia. Se a homeopatia não se baseia em evidências cientifícas, nada justifica sua manutenção em nosso sistema público de saúde. Não tem cabimento, manter-se dentro do sistema a homeopatia e, ao mesmo tempo, negar-se financiamentos a outras terapias como a pajelança, a imposição de mãos, a reflexologia podal holística, os florais de Bach e outras.
Considerar plausível crenças homeopáticas do século 18 é, mais ou menos, como querer tratar doenças como a tuberculose, apendice ou fraturas, como se fazia há décadas atrás.
Resumos Relacionados
- Medicina Alternativa - O Tratamento
- Homeopatia - Considerações Gerais
- A Homeopatia Funciona Em Animais?
- Homeopatia
- O Que São Remédios Florais Ou Essências Florais
|
|