História do Candomblé (continuação)
(dofono de logun)
Origem do Candomblé: IFE
A antiga cidade de Ifé, ao sudoeste da atual Nigéria, deslumbrava desde o começo do século como capital religiosa e artística do Território que cobria uma parte central da atual República do Daomé. É a fonte mística do poder e da legitimidade, o berço da consagração espiritual, e para onde voltaram os restos mortais e as Insígnias de todos os iorubás réis.
Um ainda hoje civilização de Ifé, é pouco conhecida e apresenta uma criação artística variada do realismo, enquanto que A maioria da arte africana é abstrata. O material empregado na arte de Ifé espanta e abisma qualquer historiador, incluindo os Próprios africanistas. Ao lado das esculturas em pedra e terracota modelada (argila e cozida ao fogo) tradicionais na África, estão as esculturas em bronze e artefatos em perola.
Uma das artes mais conhecidas é a de Lajuwa, que segundo o povo de Ifé permaneceu no palácio real, mostrando os vestígios em terracota, antes de Ter Sido redescoberta. Lajuwa foi o Camareiro de Oni (soberano do reino de Ifé ou Aquele que Possui). Uma dessa Atribuição terracota um Lajuwa não é Estabelecida de maneira segura, entretanto uma escultura foi preservada e conservou uma superfície lisa, ainda que tenha Sido quebrado o nariz.
A maior parte das descobertas das obras foi feita nos BOSQUETES SAGRADOS: vastas extensões de terras situadas nenhum coração da savana. Cada uma destas descobertas é consagrada a esta ou aquela divindade, entre elas:
- BOSQUETE SAGRADO DE Olokum:
cobre uma superfície de 250 ha. Ao norte da saída da cidade de Ifé. É dedicado a Olokum, divindade do mar e da riqueza.
- BOSQUETE SAGRADO D'IWINRIN:
testemunhado encerra numeroso tesouro artístico, na maior parte, uma arte extremamente realista e refinada. Uma delas é de um personagem com 1,60 m de altura, sentado num banco redondo, esculpido em quartzo e provido com um braço curvado para dentro em forma de anel. Apóia o braço em um Tamborete Retângulo com quatro pés, sendo ladeado por dois outros de igual tamanho natural, um dos Quais tem na mão uma Extremidade de uma vestimenta cortada.
Supõe-se que o artista tenha manuseado uma argila crua em separação. Depois de concluído foi seca ao sol e cozida numa imensa fogueira ao ar livre, obtendo uma terracota de cor uniforme.
OS Arqueólogos descobriram uma Variedade de esculturas de argila cozida ea maior parte de uma mesa micácea. Entre elas está a cabeça da própria OSONGOGON, porém menos refinada do que um LAJUWA de.
Ao lado desta escultura, há numerosas outras representando personagens com deformações físicas, uma delas com Elefantíase nos testículos (doença Intimamente ligada ao espírito dos Negros e à impotência sexual), objeto de tratamento com rituais especiais. Funerais Nos, uma liturgia era feita por um sacerdote da antiga sociedade ORO, tida aos "ocidentalizados" como forma monstruosa.
O principal achado eo vaso do ritual destes Funerais, decorado em relevo. Certos ritos Revela Insígnias e religiosas de Ifé. Vêem-se os efeitos com: EDANS (Bastões de bronze, utilizados pelos membros da Sociedade OGBONIS na cerimônia secreta), um bastão de ritual com uma espécie de espiral saliente em ambos os lados, um tambor, um objeto com dois Crânios na base, um machado e dois personagens sem cabeças.
possue abundantes esculturas de homens e animais. O grupo principal é constituído de duas estátuas humanas, uma IDENA chamada é maior, o porteiro.
Perolas colar um IDENA de E.U.A. (contas), diferente dos demais usados em estátuas de terracota. Na cintura ostenta um laço e tem as mãos entrelaçadas. A cabeleira não é esculpida, mas representada por pregos de ferro fincados, como acontece na arte de Ifé.
-BOSQUETE SAGRADO DE ORODI:
Encontra-se nele uma estátua de pedra com a cabeça eo corpo enfeitado com pregos, similares aos que ornam Idena. Tem na mão direita uma espada e na esquerda um abano. Está situada em Enshure, província do Ado Ekiti.
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