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Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular
(Ben Singer)

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Para Ben Singer das muitas idéias relacionadas ao termo modernidade três dominam o pensamento contemporâneo:
·         Como conceito moral e político – sugere o “desamparo ideológico” de um mundo pós-sagrado e pós-feudal no qual todas as normas e valores estão sujeitos ao questionamento.
·         Como conceito cognitivo – a modernidade aponta para o surgimento da racionalidade instrumental como a moldura intelectual por meio da qual o mundo é percebido e construído.
·         Como conceito socioeconômico – a modernidade designa uma grande quantidade de mudanças tecnológicas e sociais que tomaram forma nos últimos dois séculos e alcançaram um volume crítico perto do fim do século XIX: industrialização, urbanização e crescimento populacional rápidos; saturação do capitalismo avançado e, exploração de uma cultura de consumo de massa.
 
Ben Singer, com base no interesse de Georg kracauer e Walter Benjamin pelas teorias sociais [concepção neurológica da modernidade], aponta uma quarta definição de modernidade. Para esses teóricos a modernidade também tem que ser entendida como um registro da experiência subjetiva fundamentalmente distinta, caracterizado pelos choques físicos e perceptivos do ambiente urbano moderno. [Desdobramento da concepção socioeconômica da modernidade].
Conforme Simmel Kracauer e Benjamin a modernidade implicou um mundo fenomenal – especificamente urbano – que era marcadamente mais rápido, caótico, fragmentado e desorientador do que as fases anteriores da cultura humana.
Em resumo, a modernidade foi concebida como um bombardeio de estímulos.
A modernidade transformou os fundamentos fisiológicos e psicológicos da experiência subjetiva.
É Michael Davis que cunha a modernidade em 1910 como um “hiperestímulo”.
Na sequencia do estudo, Ben Singer descreve vários casos de acidentes e do caos que o avanço tecnológico causou nos grandes centros urbanos no fim do século XIX e início do século XX.



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