A politica em Locke
(Padre Jorgeeiro Rib)
De Michelis F. P (a cura de), Locke: Antologia di Critica filosófica. ISEDI, Milano 1978.
O consenso é o principal meio para controlar a passagem do estado de natureza à sociedade civil, consenso para permitir a uma estrutura formal de governo de assumir os direitos e os poderes de cada homem no estado de natureza em benefício da segurança e das propriedades privadas. A sociedade civil funciona como proteção dos interesses privados (53).
A lei natural representa para Locke o princípio e o fundamento da justiça e de qualquer ordem justa (90).
O homem é capaz de realizar a sua natureza em concordância com uma lei vinculante somente porque é capaz de uma lei, o que pressupõe que é capaz de razão. A lei no seu verdadeiro significado é endereçada a uma gente que seja livre e inteligente, e o dirige em conformidade ao verdadeiro significado de sua natureza (91).
O homem vive num estado de «ignorância incurável» diante de um universo de «escuridão impenetrável». Porque é um «desperdiço de fadiga» aspirar uma «ciência perfeita dos corpos» (226).
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