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O que é a Dança Oriental? Qual a sua história?
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Embora a origem desta dança ainda não esteja bem definida e poucos são os documentos em que nos podemos basear, tudo indica que deriva de cultos á fertilidade da Terra assim como da Mulher, já que ela gera a vida.
Há milhares de anos as mulheres nos países do Norte de África e Médio Oriente, reuniam-se em rituais de dança baseados em movimentos de anca e ventre, acompanhados de canto e percussão, celebrando os poderes de perpetuação da vida.
O Islão e o Cristianismo, eliminam os rituais de culto aos Deuses, quando passaram a dominar o Médio Oriente e no séc. IV. Condenam-se as danças, por se considerarem relacionadas com a fertilidade e sexualidade. Séculos depois, a Dança do Ventre, começou a ser valorizada só pela sensualidade que podia provocar nas suas bailarinas.
No Egipto, durante o séc. XIX, existiam duas classes de bailarinas: As “Gawazee”, bailarinas da classe baixa, cujo as danças eram relacionadas com a fertilidade e crê-se que as suas danças eram improvisadas. As “Gawazee”eram ciganas e pelo facto de serem nómadas, tiveram um papel muito importante na expansão desta dança pelo mundo.
As “Awalim”eram bailarinas instruídas em diversas matérias (música, dança, canto) e eram vendidas em “haréns” para divertir os senhores. Estas bailarinas embora improvisassem, já tinha danças coreografadas
Depois da apresentação da Dança do Ventre na Feira Mundial de Chicago em 1893, pela bailarina Egípcia Fahreda Mahzar, mais tarde conhecida por “Little Egypt”, esta dança é divulgada pelo mundo, mas só mais tarde em 1930 foi popularizada, graças a Badia Mansabny que a incluiu num espectáculo no seu Casino Badia no Cairo e que se converteu num “show” muito ao estilo de Hollywood. Gradualmente a Dança do Ventre, começa a ser apresentada e conhecida nas grandes casas de espectáculo da Europa e América.
Nessa altura as bailarinas orientais começam a surgir em força no Ocidente. A sua chagada provoca um aceso interesse e a indústria cinematográfica alia-se a este fenómeno e são produzidos inúmeros filmes.
Nos anos 30/40 a bailarina Samia Gamal torna-se numa lenda, bem como Tahia Carioca. Nesta altura verifica-se que a influência, se torna recíproca: as bailarinas árabes incorporam influência ocidental, na música, nos movimentos, na sua imagem, com fatos mais sedutores e com mais ornamentos de joalharia.
Nos anos 60/70, o corpo torna-se mais visível e exibe-se sem qualquer tabu. A dança torna-se um instrumento de auto - descoberta. Nesta altura as bailarinas Nagua Fouad e Mona Said tornam-se numa fonte de inspiração para outras bailarinas.
A Dança do Ventre, têm evoluído, por influência dos diversos lugares e acontecimentos históricos e o seu processo de evolução, continua até aos dias de hoje.



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