Administração de Marketing
(Philip Kotler e Kevin L. Keller)
O Marketing está em toda a parte. Direta ou indiretamente convivemos com ele todos os dias. Mas mesmo assim hoje, muitas pessoas relacionam o Marketing como a mais pura e simples propaganda. Com o acirramento cada vez mais da concorrência, as organizações esforçam-se muito mais para comercializarem de maneira eficiente seus produtos e serviços.
Segundo os autores o Marketing envolve toda a identificação e satisfação das necessidades humanas, sendo o processo social pelo qual pessoas e grupos de pessoas conseguem aquilo que necessitam e desejam através da criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de algum valor. O Marketing, pode ser entendido também como o processo social voltado para satisfação das necessidades e dos desejos de pessoas e organizações, por meio da criação da troca livre e competitiva de produtos e serviços que geram valor para as partes envolvidas no processo.
Quanto à origem do Marketing, os autores explicam que a palavra Marketing, é uma expressão anglo-saxônica que deriva do latim mercari, significando comércio, ou ato de mercar, comercializar. Ainda, definem que Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. É utilizada para exprimir a ação voltada para o mercado.
Logo se entende Marketing pelo planejamento das quatro variáveis do composto mercadológico (Marketing mix). Composto que MC CARTHY (1982) simplificou de uma forma simples de memorizar conhecida como 4 P’s (produto, preço, praça e promoção), que no decorrer do trabalho serão detalhados.
Para os autores a definição de Marketing da American Marketing Association, citada por Churchill e Peter, é limitada demais, pois define o Marketing como uma atividade gerencial, em vez de um processo de criação de relacionamento e troca. Ainda, concentram-se apenas nos clientes, esquecendo do papel importante que o Marketing interno realiza nas organizações.
Era do Marketing - 1950. Nesta etapa, a idéia de vendas a qualquer custo, deixou de ser a mais correta. Os empresários começaram a adotar uma forma diferente de abordagem, onde o mais importante tornou-se a conquista e a manutenção dos negócios em longo prazo, permanentemente relacionando-se com seu público alvo. Foi nesta época que o consumidor passou a ser muito mais valorizado. Sendo os produtos vendidos de acordo com seus desejos e necessidades. Quando no cenário da comercialização, o cliente tornou-se um dos caminhos para obtenção de melhores resultados, foi que se determinou o conceito de Marketing, onde o consumidor passou a ser considerado o “rei”.
Segundo os autores o processo mercadológico consiste na análise do mercado, oportunidades, segmentação, desenvolvimento de estratégias, identificação do consumidor-alvo, estudo do ambiente e fatores, posicionamento de mercado e uso estratégico do mix de Marketing, contribuindo para alcançar a missão e os objetivos estratégicos da empresa e assim possibilitando-a obter um posicionamento mais eficaz de mercado e diferenciado da concorrência.
PRODUTO
No produto, a rápida transferência de tecnologia entre empresas e a competição global possibilitam que empresas competidoras consigam igualdade de condições em design, atributos e qualidade.
Um produto é desenvolvido a partir de uma necessidade ou desejo do mercado consumidor, No contexto de mix de marketing, quando se faz referência a produto, quer dizer algo a mais que um simples produto físico, mas um conjunto de características, tangíveis ou intangíveis, que constituem o produto, tais como: garantias, serviços, embalagem, acessórios etc.
PREÇO
Um dos compostos de Marketing, o preço envolve relacionamentos de troca entre duas partes, onde ambas as partes querem algo de valor na troca, logo o ato de troca deve ser mutuamente benéfico.
É importante observar a questão dos preços dos produtos sob dois pontos de vista distintos, o da empresa, que visualiza o preço como a compensação que recebe pelos produtos e serviços que disponibiliza ao mercado e o do consumidor, que expressa àquilo que ele esta disposto a pagar para obter aquilo que a empresa oferece.
O preço pode ser definido como o valor atribuído ao que é trocado entre um consumidor e um fornecedor.
PRAÇA
Também conhecida como política de distribuição, que consiste em escolher o melhor mercado para atingir o máximo de consumidores a um menor custo.
A localização é um fator muito importante para satisfação dos consumidores, além de um fácil acesso, com estacionamento adequado, o ambiente interno da empresa deve ser agradável e todas as necessidades dos clientes devem ser atendidas com qualidade.
PROMOCÃO
A promoção segundo os autores é a comunicação das informações entre quem vende algo e quem compra algo, é qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. A promoção cria e mantém relacionamentos ao informar e persuadir uma ou mais audiências que vejam uma organização de modo mais positivo e aceitem seus produtos.
A promoção de vendas é a comunicação de incentivos que fazem aumentar o valor básico de um produto durante o período limitado, (geralmente pouco tempo depois de que os incentivos são cortados) de forma a estimular os colaboradores da equipe de vendas a vendê-lo e o público-alvo a comprá-lo.
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