A Psicologia da Moda
(Marisa Weiss Malandrino ; Érika Mayumi Nakahama Oda)
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar a influência do comportamento humano na Moda e vice-versa, tratando mais especificamente de vestuário, nas décadas de 1970, 1980 e 1990.
Os principais acontecimentos políticos e sociais de cada década foram destacados e associados ao comportamento da sociedade da época, possibilitando assim a análise da repercussão destes na Moda. Esta análise foi feita com base na Psicologia Social, de acordo com a definição de identidade, comportamento e a Teoria das Representações Sociais.
Verificou-se que através das roupas, as pessoas expressam sentimentos reprimidos e inconscientes, muitas vezes de contestação ao cenário político em que está vivendo. Na década de 1970, a ditadura militar censurava cada vez mais a população, que vestia roupas largas e soltas, que davam liberdade de movimento.
Na década seguinte o destaque fica para o avanço da mulher no mercado de trabalho, que usa ombreiras para dar uma sensação de poder mais próxima à que tem o homem, e ao mesmo tempo busca a feminilidade demarcando bem a cintura e freqüentando academias de ginástica.
E na década de 1990, temos em um primeiro momento a vida marcada pela pressa, que traz ao mercado da Moda roupas de academia que podem ser usadas nas ruas e tecidos de tecnologias inovadoras, que não precisam ser passados, para poupar tempo. No fim desta década, com a expectativa da chegada do novo milênio, o visual passa a ser futurista. Mas com o aumento da violência, tanto nas ruas como no mercado de trabalho, a sobriedade de sobretudos e casacos fechados toma conta dos armários.
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