Pós-moderno: uma sociedade transparente?
(Gianni Vattimo)
O ocaso da modernidade culmina com o fim da história como unidade. A própria noção de progresso linear é questionada, especialmente com o advento dos mass media, que são tomados, nesse artigo de Gianni Vattimo, como possibilidade de emancipação (contrapondo, por exemplo, Adorno e Lyotard). De fato, a tese que Vattimo defende em “Pós-moderno: uma sociedade transparente?” (A sociedade transparente. Lisboa: Relógio D’Água, 1992. p. 7-17) é que, na sociedade marcada pelos mass media, ao invés de um ideal emancipatório com bases na autoconsciência inteiramente definida, são abertas veredas para um ideal emancipatório que tem antes na sua fundação a oscilação, a pluralidade e, finalmente, o desgaste do próprio “princípio de realidade”. A pretensão de Gianni Vattimo é afirmar que, nas origens de uma sociedade pós-moderna um lugar fundamental é ocupado pelos mass media. E que esses instrumentos dão as características dessa sociedade não como mais “transparente”, mais consciente de si ou mais “iluminada”, mas como uma sociedade mais complexa, ou mesmo caótica. Além disso, Vattimo afirma que é exatamente nesse “caos” relativo que se encontram nossas esperanças de emancipação. Essa tese, na verdade, perpassa todo o livro, e não apenas esse capítulo aqui resumido. Essa emancipação, entretanto, é mais um "desenraizamento", ou seja, uma libertação das diferenças. A nostalgia do local - ou do "dialeto" -, que se materializa numa realidade sólida, unitária, estável e "autorizada", tem como contraponto a vivência contemporânea de uma sociedade múltipla. Isso implica uma "experiência da liberdade como oscilação contínua entre pertença e desenraizamento" ou "uma liberdade problemática" (p. 16). Afinal, "a intensificação das possibilidades de informação sobre a realidade nos seus mais variados aspectos torna cada vez menos concebível a própria idéia de uma realidade. Realiza-se, talvez, no mundo dos mass media, uma profecia de Nietzsche: no fim, o mundo verdadeiro transforma-se em fábula" (p. 13).
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