O Médico e o Monstro
(Robert Louis Stevenson)
Dr. Jekyll é um cientista que percebe um interessante fato : ao ingerir certas substância químicas, descobertas por ele próprio, o indivíduo pode dividir-se em bom e mau. Essa experiência parte do pricípio que todo indivíduo tem dentro de si um lado bom e um lado mal e, essa "pocao" que ele inventa as separa, formando dois seres completamente diferentes, sendo um completamente benigno e outo completamente maligno. O protagonista da história é o advogado de Dr. Jekyll, que vê um homem na rua pisoteando uma menina. Ele o segue e o vê entrando na casa de Dr. Jekyll. Curioso com os fatos recém falados, ele procura mais sobre esse homem e descobre sobre sua identidade. Antes de poder comentar isso com seu amigo, o doutor lhe pede que este mude seu testamento para Mr. Hyde. Apavorado, o advogado conversa com seu amigo e lhe relata vários crimes hediondos que Mr. Hyde vem cometendo, mas este defende o maldito e diz que nao mudará sua opniao. A conversa se dá por encerrada.
Depois de alguns dias, o advogado vai visitar Dr. Jekyll e este se encontra morto, Em cima de sua mesa, encontra um papel onde ele tudo explica. Conta de seu experimento para separar os distintos lados do mesmo ser e, como ele o testou em si próprio. O resultado foi Mr. Hyde e nao bondade extrema do doutor. Entretanto, o lado mal, Mr. Hyde, parecia dominá-lo, querendo sempre mais espaco e exigindo coisas como o testamento. Nao vendo outra maneira de reverter o processo desastroso, ele se mata, levando consigo seu lado mal.
A história tem seu fundo apavorante na reflexao da mesma. Pensar que cada ser humano tem preso dentro de si um ser malévolo é terrimelmente apavorante e nada reconfortante. Naquela época, esse pensamento casou mais efeito, pois na idade das aparências, onde o luxo e om comportamento eram essênciais, pensar que a pessoa ao seu lado tem uma lado psicopata, assim como você próprio, era terrível. O autor escreveu a história duas vezes. Na primeira fez de uma forma mais apavorante, tanto que sua mulher se assusntou e jogou o manuscrito na lareira - o qual ele escreveu em somente três dias. Novamente, ele escreve em outros três dias, adcionando um fundo moral e menos horripilante.
Resumos Relacionados
- O Médico E O Monstro
- O Médico E O Monstro / Dr Jekill And Mr Hyde
- O Estranho Caso Do Doutor Jekyll E Do Senhor Hyde
- O MÉdico E O Monstro
- Dr. Jekyll & Mr. Hyde
|
|